Abrindo a programação do dia, o Grupo de Dança Primeiro Ato promove, às 11h, a roda de conversa “Uma história para contar”
Depois de quatro dias de uma programação cultural diversa para todos os públicos, o 11º Festival Literário de Araxá (Fliaraxá) chega ao fim neste domingo, 9 de julho. Entre as atrações que acontecem no último dia do evento, encontram-se mesas de bate-papo com autores, apresentações musicais, sarau com escritores infantojuvenis e batalhas de slam e breaking.
Abrindo a programação do dia, o Grupo de Dança Primeiro Ato promove, às 11h, a roda de conversa “Uma história para contar”, no Auditório 1. Na parte da tarde, começa a programação infantojuvenil, que conta com sarau de autores, contação de histórias e bate-papo entre Isabella Ketlin, Idelma Costa, Eduardo Jacob e Flávio Otávio sobre o tema “Caminhos para se formar leitores”.
Na programação regional, depois de uma sequência de mesas sobre temáticas como “Protagonismo feminino na literatura” e “Oralidade na poesia”, acontecem as batalhas de slam, às 15h, no Auditório 3, e de breaking, às 16h, no Auditório 1.
Na programação on-line, por sua vez, acontecem duas conversas que fazem parte do Ciclo de Debates Virtuais “Mário de Andrade, negro, 130 anos”, feito em parceria com o Sesc. Às 12h, Pascoal da Conceição fala sobre “Mário de Andrade desce aos infernos” e, às 17h, Angélica Ferrarez discute o tema “Mário de Andrade, intérprete do Brasil?”. As duas conversas vão ao ar no YouTube do Fliaraxá.
Confira, a seguir, a programação completa do 11º Fliaraxá neste domingo, 9 de julho:
PROGRAMAÇÃO PRESENCIAL:
Programação infantojuvenil:
12h – “Sarau dos autores infantis” – Tino Freitas, Leo Cunha, Rafael Nolli, Marco Haurélio, Afonso Borges (Auditório 2)
13h – Lobo Júnior – “Intervenção/Contação de história” (Coreto)
14h – Isabella Ketlin, Idelma Costa e Eduardo Jacob. Mediação de Flávio Otávio – “Caminhos para se formar leitores” (Auditório 2)
14h – Grupo Tecendo Histórias – “Contação de História” (Coreto)
Programação Nacional e Internacional:
11h – Grupo de Dança 1.° Ato – Roda de conversa “Uma história para contar” (Auditório 1)
Programação Araxá/Regional:
12h – “Protagonismo feminino na Literatura” irá reunir Adircelene Batista e Silva, de Lagoa da Prata, Cecy Barbosa Campos, de Juiz de Fora, Fátima Peres e Rosana Ferreira Silva, de Arcos (Auditório 3)
13h – Daniel Coelho, Leonardo Camisassa e Marilene Teodoro do Clube Literário de São Gotardo, com o tema “Leitura coletiva na formação de leitores”. Mediador Jordano Souza (Auditório 3)
13h – Flávia Lins e Silva e Alexander Martin Silveira Gimenez. Mediação: Birgit Yara Frey Riffel. “A preservação do Moderno” (Auditório 2)
14h – “Oralidade na poesia” marca o encontro de Day, Iris Santiago, Lisa Alves e Zeus (Auditório 3)
15h – Consuelo Pereira, Hildebrando Pontes, Iná Bittencourt, João Eurípedes Sabino, Jorge Alberto Nabut e Olga Frange, membros da Academia de Letras do Triangulo, fazem mesa comemorativa dos 60 anos da entidade. Lançamento de livros dos autores (Auditório 1)
15h – Frederico Oliveira e Márcio Ketner Sguassábia. Mediação Talma Macedo. “Poesia Hoje em Dia” (Auditório 2)
15h – Batalha de Slam: “Slam Araxá na rota do Slam MG 2023” (Auditório 3)
16h – Batalha de Breaking – (Auditório 1)
16h – Carmen Ferreira, Geovania Moura, Kelly de Souza Pires, Pollyana Amaral e Ton Carteiro são os integrantes do Grupo Transformador e vão debater “A importância da preservação do Patrimônio” (Auditório 3)
Musical:
11h/17h – DJ Lucio Ilian – Brasilidades & Lounge (Palco)
17h/18h30 – Jaime Nascimento (Palco)
18h30/20h – DJ Lucio Ilian – Brasilidades & Lounge (Palco)
20h/21h30 – Banda Lóttus (Palco)
21h30/23h – Banda Vinith (Palco)
Sessões de autógrafos:
13h: Marcela Ávila, Silvano Dias, Consuelo, Antônio Naturalia, Marco Haurélio e Laura Cristina e Laura Oliveira
14h: Ana Cristina, Darli R. P. Martins, Ian Lahor Amato, Aline Guiliani, Mayron Engel e Consuelo Pereira Rezende
15h: Aurea Assis, Jamil Chade, Idelma Costa, Eduardo Jacob e Alberto Costa
16h: Frederico Oliveira, Márcio Ketner Sguassábia e Marinho da Mata
PROGRAMAÇÃO ON-LINE
Mário de Andrade, negro, 130 anos – SESC
12h: Pascoal da Conceição conversa sobre “Mário de Andrade desce aos infernos”, sob a mediação de Tom Farias
17h – Angélica Ferrarez conversa sobre “Mário de Andrade, intérprete do Brasil?”, sob a mediação de Tom Farias
Serviço:
11.º Festival Literário de Araxá – Fliaraxá
De 5 a 9 de julho 2023, quarta-feira a domingo
Tema: “Educação, Literatura e Patrimônio”
Local: Programação presencial no estacionamento do Estádio Municipal Fausto Alvim (Av. Imbiara – Centro, Araxá) e programação digital no YouTube, Instagram e Facebook – @fliaraxa
Informações:
@fliaraxa – www.fliaraxa.com.br
Informações para a Imprensa:
Jozane Faleiro – imprensa@fliaraxa.com.br – 31 9 9204-6367
Sobre o 11º Fliaraxá
Norteadopelo tema “Educação, Literatura e Patrimônio”, o 11º Fliaraxá acontece em formato figital – ou seja, de forma presencial, no Estádio Municipal Fausto Alvim, localizado no centro da cidade mineira; e digital, através das redes sociais do evento. A estrutura inclui uma enorme livraria, três auditórios para debates e apresentações artísticas, espaço para crianças, área de gastronomia e palco para atrações musicais. Nesta edição, as Autoras Homenageadas são Eliana Alvez Cruz e Líria Porto e, o Patrono, Mário de Andrade, em celebração aos seus 130 anos de nascimento.
O Fliaraxá é apresentado pela CBMM, com patrocínio do Itaú e da Cemig, via Lei Federal de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura, com apoio da TV Integração, Prefeitura Municipal de Araxá, Fundação Calmon Barreto, Câmara Municipal de Araxá, Academia Araxaense de Letras, Condor Eventos, Vale Sul / Goethe-Institut, Instituto Terra e Sesc.