Haverá premiação para a equipe campeã, vice-campeã, melhor goleiro do Torneio de futebol de campo e para o primeiro colocado no festival de música
Começa neste domingo (16) em Medeiros, no Centro Oeste de Minas Gerais, o primeiro Bola & Viola do Cinquentenário. O campeonato terá duração de dois finais de semana seguidos, aos domingos a partir das 9h no Estádio Municipal, com encerramento no dia 23.
A realização do evento é do Departamento Municipal de Eventos, Cultura, Esporte e Lazer e Conselho Municipal de Esportes, com apoio da prefeitura municipal de Medeiros, da Associação dos Municípios da Microrregião do Planalto de Araxá (Ampla) e da Liga Araxaense de Desportos (Lad).
Haverá premiação para a equipe campeã, vice-campeã, melhor goleiro do Torneio de futebol de campo e para o primeiro colocado no festival de música. Dezesseis equipes disputam o Torneio Regional de Futebol de Campo deste ano, na programação do evento.
As equipes são Palmital FC, Córrego Dantas, Alagoanos, IFMG, São Roque, Alto do Café, Veteranos, Pimenteira, Sanatório, Alto Do São Francisco, Alto da Antena, Lava Pés, Altolândia, Zìngaro, Gurita e Pratinha. As dezesseis equipes se enfrentam seguindo a regra do mata-mata, classificando as oito equipes para a próxima fase.
Na ausência de uma equipe, a equipe adversária estará classificada automaticamente para a próxima fase. Caso necessário, será realizado um sorteio entre as equipes desclassificadas, tornado-a apta a voltar à disputa do torneio. Segue abaixo do regulamento.
REGULAMENTO GERAL 13° BOLA E VIOLA
I – DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES
Art. 1º – O presente Regulamento contém disposições que regerão o 13º Torneio Bola e Viola, com realização do Conselho Municipal de Esportes do município de Medeiros.
Art. 2º – Os participantes do torneio serão considerados conhecedores da legislação esportiva, das regras do Futebol, das disposições deste Regulamento, e assim se submeterão, sem reserva alguma, a todas as conseqüências que dele possam emanar.
Art. 3º – O presente evento tem por objetivo:
Oportunizar a união e congraçamento seja na formação de equipes ou mesmo para torcer e prestigiar as mesmas;
Exaltar e incentivar a prática desportiva como instrumento de formação da personalidade do homem, atuando como estímulo para auto-realização e o equilíbrio emocional dos participantes;
Contribuir para o desenvolvimento integral com um ser social, democrático, autônomo e contribuinte;
Criar sinergias positivas e profícuas para o desenvolvimento de ações permanentes que estimulem as pessoas a se tornarem fisicamente mais ativas;
II – DA PARTICIPAÇÃO
Art. 4º – Poderão participar do 13° torneio Bola e Viola todos os atletas devidamente inscritos em suas respectivas equipes.
§ Único – Os jogos acontecerão nos dias 13 e 26 de fevereiro, no Estádio Municipal Belchiolino Luiz Cruvinel.
III – DAS INSCRIÇÕES
Art. 5º – As inscrições deverão ser efetuadas através da Ficha de Inscrição que será disponibilizada pela organização do torneio.
Parágrafo Único: Cada equipe poderá inscrever até 17(dezessete) atletas para o torneio, sendo vedada à substituição do atleta após a inscrição.
Art. 6º – Não serão consideradas as inscrições com dados incompletos.
Parágrafo 1º – Ao assinar a ficha de inscrição, o responsável estará declarando que os atletas relacionados estão em perfeitas condições de saúde, eximindo a Organização de quaisquer problemas de saúde pré-existentes ou que vierem a ocorrer com os atletas.
IV – DAS FORMAS DE DISPUTA
Art. 8º – A Fórmula de disputa será da seguinte forma: Os jogos serão disputados seguindo a regra do mata-mata (a equipe perdedora esta eliminada).
§ Único – Na ausência de uma equipe, a equipe adversária estará classificada automaticamente para a próxima fase. Caso necessário será realizado um sorteio entre as equipes desclassificadas, tornado-a apta a voltar a disputa do torneio.
V – DAS COMPETIÇÕES
Art. 9º – Os jogos obedecerão às regras oficiais da CBF, observando-se as adaptações deste Regulamento.
Art. 10º – Cada equipe participará, necessariamente, com um mínimo de 11 (onze) e um máximo de 17 (dezessete) atletas e 1 (um) técnico e/ ou 01 (um) responsável.
§ Único – O técnico e/ ou responsável de cada equipe não pode representar outra equipe.
Art. 12º – Os jogos serão disputados nos seguintes tempos:
02 (dois) tempos de 15 (quinze) minutos, e intervalo de 02 minutos;
Art. 13º – Os uniformes deverão obedecer aos seguintes critérios:
– Camisas de mesma cor, numeradas na frente e/ou nas costas;
– Shorts, de mesma cor predominante;
– Meiões e chuteiras e/ou (chuteiras society ).
§ Único – Em caso de igualdade de uniforme de ambas as equipes, será realizado sorteio, sendo a equipe perdedora obrigada a trocar o uniforme.
Art. 14º – No banco de reservas só poderão ficar atletas inscritos na partida, o técnico e o responsável, previamente identificados na sumula.
Art. 15º – Todos os jogos terão início na hora fixada, sendo considerada perdedora por W x O a equipe que não se apresentar em condições de jogo em até 10 (dez) minutos após o horário fixado.
Parágrafo 1º – Estará em condições de jogo, a equipe que apresentar o mínimo de 10 (dez) atletas devidamente uniformizados e registrados na sumula do jogo.
Art. 16º – A equipe que incorrer em 01 (um) W x O perderá a vaga para a próxima fase.
§ Único – O abandono de campo, antes do término do jogo, será considerado W x O, independentemente do resultado do momento, portanto a equipe que incorrer nesta situação será desclassificada.
Art. 17º – O atleta que for desclassificado (expulso) em qualquer jogo, por agressão física, será julgado pela Comissão Disciplinar baseando-se sempre no Código Disciplinar de Justiça Desportiva e será aplicada punição determinada pela Organização. (Exclusão do torneio)
Art. 18º – Será suspenso da próxima partida o atleta que receber 02 (dois) cartões amarelos.
§ Único – O cartão vermelho não anula cartão amarelo.
Art. 19º – Em todas as fases, o critério utilizado para classificação nas partidas que terminarem empatadas será:
1º – Disputa de pênaltis.
VI – DA DIREÇÃO DA COMPETIÇÃO
Art. 20º – Cabe à Organização, elaborar tabela de jogos, escalarem árbitros, supervisionar a aplicação do Regulamento, apurar jogos e classificação de equipes, decidirem sobre assuntos técnicos e conferir premiação.
VII – DAS PENALIDADES
Art. 21º – São passíveis de punição, todos que, direta ou indiretamente ligados a esta competição, provocarem distúrbios, infringirem disposições do presente Regulamento, tentar desvirtuar os objetivos do mesmo, ou forem autores de protestos descabidos destinados a criticar, caluniar ou difamar a Organização dos jogos.
§ Único – A punição a atletas será de 02 (dois) anos de exclusão do torneio.
VIII – DOS RECURSOS
Art. 22º – A entidade, grupo ou equipe participante poderá apresentar recursos dirigidos à Organização, sempre que se julgar prejudicado em seus direitos.
Art. 23º – Os recursos deverão ser apresentados em até 1(hora) após a ocorrência do fato gerador, junto à coordenação da competição, pelo responsável ou técnico da equipe requerente.
IX DAS DISPOSIÇÕES FINAIS
Art. 24º – A Organização conferirá aos campeões e vice-campeões do torneio, troféus e medalhas, bem como premiação para artilheiro.
Art. 25º – Os casos omissos neste Regulamento serão resolvidos pela Organização.
C/ Ascom