O projeto visa incentivar a prática do desporto escolar e através dele o gosto pelo esporte, contribuindo para o desenvolvimento físico e emocional da criança
Com o objetivo de iniciar a vivência esportiva e promover inclusão social por meio do esporte e lazer, a Prefeitura de Araxá realiza o 1º Festival de Iniciação Esportiva. O projeto socioeducativo terá início com duas modalidades, Handebol e Futsal.
A proposta é oferece às crianças de 7 a 10 anos da rede municipal, estadual e particular de ensino a oportunidade de vivenciar uma rotina saudável e potencializando um ambiente social próprio entre os alunos. O evento acontece nos dias 1º e 8 de julho, no ginásio municipal Oscar Lino (São Pedro), a partir das 8h.
O projeto visa incentivar a prática do desporto escolar e, através dele, estimular o gosto pelo esporte, contribuindo para o desenvolvimento físico e emocional da criança, estimulando o desenvolvimento motor, cognitivo concentração, criatividade e construção de atitudes de cooperação, lealdade respeito e participação solidária entre os participantes. A ação também é um incentivo para despertar a atenção da comunidade com a prática de atividades físicas, promoção da saúde e da melhoria na qualidade de vida.
O secretário municipal de esportes, Adolfo Maurício da Silva, diz que a intenção é expandir os projetos para outras modalidades. “O Festival terá início com o handebol e futsal, mas pretendemos incluir outras modalidades nos próximos eventos. O objetivo também será levar as crianças e adolescentes à prática de outras modalidades que, geralmente, eles não têm conhecimento, vivência. Queremos que os alunos de toda a rede de ensino de Araxá também conheçam e gostem de atividades como, por exemplo, o atletismo, o basquete, a ginástica artística, o vôlei etc.”
O assessor de Esportes Especializados, Márcio Contato, informa que nesse primeiro festival serão implantadas as categorias Fraldinha (7 a 8 anos) e Pré-Mirim (9 a 10 anos).
“Queremos envolver as crianças com o meio esportivo fazendo com que frequentem os ginásios e pratiquem esportes com o apoio dos pais. Hoje, os educadores físicos fazem esse trabalho dentro da escola, mas fica restrito aos professores e alunos e não tem tanto envolvimento da comunidade’, observa Márcio Contato.
De acordo com Márcio, os atletas participantes serão contemplados com premiação – medalhas – de participação, independentemente da classificação final. “A proposta é promover a participação, a inclusão do aluno e estreitar a relação dele com o esporte”.
Cerca de 10 unidades de ensino estão inscritas para o festival e estão envolvidos diretamente 250 alunos e mais de 30 profissionais. “Um número bastante significativo por se tratar do primeiro, mas acreditamos na sua ampliação nas próximas edições”, ressalta o assessor.