Estratégia foi traçada para cumprir meta no prazo e no sábado (09), será o Dia D
A campanha que chega à 17ª edição no município, prevê vacinar 20,5 mil cidadãos. A imunização é direcionada para gestantes, mulheres que deram a luz a até 45 dias, homens e mulheres a partir de 60 anos, crianças de 6 meses a 5 anos completos, população carcerária, trabalhadores da área da saúde, portadores de doenças crônicas entre 5 e 59 anos com confirmação da doença por receita médica, diabetes tipo 1 e 2, obesos, imunossupressão e transplantados.
As doses chegam ainda no começo dessa semana para que sábado (9) seja iniciada a vacinação com o dia D, que é o dia de movimentação em pontos alternados da cidade. Marcela Mesquita coordena o setor de imunização da Secretaria Municipal de Saúde de Araxá e relata qual a meta a ser alcançada.
“O objetivo é reduzir a mortalidade, complicações e internações causadas pela doença. No dia 9 de maio, a vacinação contra a gripe ocorre no Centro de Vacinação (Centro), Unisul (bairro Vila Silvéria), Unisa (bairro São Geraldo), Uninorte (bairro Urciano Lemos), Unileste (bairro Santo Antonio), Unioeste (bairro Boa Vista) e PSF’s Ana Antônia, João Ribeiro, Abolição, Santa Luzia, Pão de Açúcar e São Pedro”, esclarece.
Em Minas Gerais, a meta é imunizar 4,8 milhões de pessoas. E a secretaria de estado de saúde foca nos idosos, público que ano a ano tem menor adesão na campanha. O tema da campanha é “Não deixe a gripe te pegar”. No estado são mais de 5.500 postos fixos e volantes.
Em 2014, o estado alcançou 88,76% de cobertura. Em 2014 foram notificados à Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais 2.793 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave, destes, 161 (5,8%) foram causados por vírus Influenza sazonais. E confirmados, para influenza, 35 óbitos (8,5%).