Minas no Foco

5° Fliaraxá acontece em setembro, homageia Milton Hatoum e traz espetáculos de teatro

Edição 2016 aborda “O Amor, a Leitura e as Diferenças”

O Festival Literário de Araxá (Fliaraxá), realizado na cidade do Alto Paranaíba, comemora cinco anos de realização, levando ao município mineiro cerca de 60 autores, incluindo o teólogo Leonardo Boff, os filósofos Mario Sérgio Cortella e Marcia Tiburi, as escritoras infanto-juvenis Thalita Rebouças e Paula Pimenta, o poeta araxaense Chico Alvim, e Milton Hatoum, autor homenageado desta edição.

Durante cinco dias – de 14 a 18 de setembro, o público será convidado a participar das atividades culturais gratuitas que ocorrerão no Pátio da Fundação Cultural Calmon Barreto, como debates, oficinas, lançamentos de livros, saraus e concurso literário.

A programação artística contempla espetáculos teatrais que trazem a literatura em seu cerne. No Teatro Municipal de Araxá serão apresentados os espetáculos: “Caravana Tonteria, com a atriz Letícia Sabatela (14/9); “Delírio do Verbo, com Jonas Bloch (15/9), “Jazz do Coração”, com Françoise Fourton (16/9), e “Auê”, com Barca dos Corações Partidos (17/9).

O V Fliaraxá terá como tema “O Amor, a Leitura e as Diferenças”. Dessa forma, o Festival traz a termo duas das principais questões da atualidade: o amor, em contraponto à hostilidade e intolerância no mundo atual e as diferenças nas relações humanas, tais como as raciais, físicas e as de gênero. A leitura entra como um mediador atuante e interdisplicinar.

“Seguimos com o objetivo principal do Fliaraxá, que é o incentivo ao hábito da leitura e, dessa vez, tendo o amor como o grande anfitrião dos assuntos a serem abordados por autores e intelectuais, como: o amor aos livros, à leitura, à literatura. O amor na contramão das hostilidades nas redes sociais. O amor como fator de transformação, tendo como instrumento a leitura. O amor atravessando todos os gêneros literários: o romance, o conto, a novela e a poesia ”, explica Afonso Borges, idealizador e curador do Fliaraxá.

O Fliaraxá 2016 é apresentado pelo Ministério da Cultura e pelo Circuito CBMM de Cultura, com recursos da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Conta com o apoio cultural do Itaú, realização da Associação Cultural Sempre Um Papo, e apoio institucional da Prefeitura Municipal de Araxá, por meio da Secretaria Municipal Especial de Turismo e Eventos e Fundação Cultural Calmon Barreto, com produção Rubim Produções.

Homenageado V Fliaraxá

O escritor Milton Hatoum é a autor homenageado desta edição. Em quase 30 anos de vida literária, o amazonense publicou cinco dos mais premiados livros brasileiros, como os romances “Relato de Um Certo Oriente” e “Cinzas do Norte”, que receberam o Prêmio Jabuti. Sua obra foi traduzida em 14 línguas e publicados em 17 países.

O autor participa de mesas de debates e, ainda, de um importante momento do evento: a entrega do Prêmio Fliaraxá – Literatura nas Escolas aos vencedores do V Concurso de Redação. Desse momento, outra presença marcante será a do premiado poeta araxaense Chico Alvim, um dos principais representantes da poesia marginal nos anos 70 e autor de diversos livros.

Leitura Continuada

Uma novidade desta edição será a leitura continuada do livro “Grande Sertão Veredas”, de João Guimarães Rosa. Neste projeto, coordenado pelos escritores Alexandre Castro, Guilherme Ribeiro e Jacques Fux, a ideia é que toda a obra seja lida, continuamente, pelos autores que passarem pelo Festival. A leitura será transmitida ao vivo pela Internet.

Autores confirmados Fliaraxá 2016

Dentre os autores já confirmados para essa quinta edição estão Leonardo Boff, Mario Sérgio Cortella, Frei Betto, Luiz Ruffato, Laurentino Gomes, Nadia Gotlib, Sérgio Rodrigues, Carlos Herculano Lopes, Nelson Motta, Leila Ferreira, Marcia Tiburi, Sérgio Abranches, Miriam Leitão, João Paulo Cuenca, Daniel Mundukuru, Paula Pimenta, Thalita Rebouças, Sergio Vaz, Jô Oliveira, Milton Hatoum, Isabela Noronha, Fernanda Takai, Luis Erlanger, José Júnior, Chico Alvim, Eliardo França, Mary França, Marilda Castanho, Nelson Cruz, Gessy Glória Lemos, Canarinho, Cátia Lemos, Dirceu Ferreira, Ernesto Rosa, Glaura Teixeira Nogueira de Lima, Hermes Honório da Costa, Heleno Álvares, José Otávio Lemos, Márcio Antônio Paula Duarte, Odone Rios, Rafael Nolli, Rodrigo Feres,Tarcísio Cardoso, Mara Senna e Líria Porto.Autores internacionais também integram a programação: o italiano Roberto Parmegianni, os portugueses Tatiana Salem Levy e José Pinho, e o americano William Gordon.

Mascotes do V Fliaraxá

A programação infantil contará com o Sarau do Tamanduel (tamanduá bandeira), o primeiro mascote oficial do Fliaraxá que, na edição passada ganhou o amigo Lobato (Lobo Guará) e que, nesta, recebe a companhia da Anta. O palco do Sarau será comandado pelos autores José Santos, Paulo Netho, Marco Haurélio, Salatiel Silva – músico, e o Grupo de Teatro de Araxá, Fratelo.

Todo o Festival será gravado em vídeo e transmitido de forma simultânea, online, pela internet. Quatro debates serão selecionados e transformados em programa de televisão, a ser transmitido para todo o país, pela TV Câmara. O Festival também está nas redes sociais, no Facebook e no Twitter. A programação completa ficará disponível em www.fliaraxa.com.br.

Serviço

Evento: V Festival Literário de Araxá – Fliaraxá

Data: 14 a 18 de setembro – quarta-feira a domingo

Local: Pátio da Fundação Cultural Calmon Barreto – Praça Arthur Bernardes, 10 – Centro – Araxá

Ascom Fliaraxá

Compartilhe esta notícia:

Related Posts