Minas no Foco

5º Fliaraxá começa com dança, teatro e troca de conhecimentos

Solenidade de abertura oficial ocorreu no remodelado auditório 1 que recebeu um público de mais de 500 pessoas

Foi aberto na noite desta quarta-feira, o V Festival Literário de Araxá – Fliaraxá. Com o tema “O Amor, a Leitura e as Diferenças”, o evento, que neste ano homenageia o escritor amazonense Milton Hatoum, acontece até o próximo domingo, na Fundação Calmon Barreto, com uma programação inteiramente gratuita.

Em uma noite marcada por grandes atrações, o Grupo Primeiro Ato deu as boas-vindas ao público com o espetáculo “Passagem”. Sob a direção da coreógrafa Suely Machado, os bailarinos encantaram e interagiram com quem passou pelo pátio da Fundação Calmon Barreto. A solenidade de abertura oficial ocorreu no remodelado auditório 1 que recebeu um público de mais de 500 pessoas. Na plateia, escritores, autoridades e artistas, como Jonas Bloch, assistiram aos discursos do diretor da CBMM, Antônio Gilberto, e do curador e idealizador do Fliaraxá, Afonso Borges. Ao falar sobre a escolha do tema, Afonso Borges ressaltou a importância da literatura na propagação do amor, bem como na formação de pessoas destituídas de preconceitos, visando a construção de um mundo mais torelante e melhor. “Só com respeito às diferenças podemos transformar a sociedade”.

O discurso do escritor italiano Roberto Parmeggiani, aniversariante do dia, foi o ponto alto da solenidade. Ao falar sobre o tema do V Fliaraxá, o autor leu o poema “Apelo ao Amor”, de sua própria autoria, no qual expressa o amor pelo Brasil citando frases de renomados escritores brasileiros.

“Efetivamente, o Brasil está do lado oposto do mundo, mas esta é uma questão de perspectiva. O oposto depende do ponto a partir do qual você quer olhar. Graças a ele, conheci um Brasil diferente, escondido, real. Com Paulo Freire, me tornei um intelectual que não tem medo de ser amoroso. Amo as gentes e amo o mundo. E é porque amo as pessoas e amo o mundo que eu brigo para que a justiça social se implante antes da caridade. (Paulo Freire)”.

O primeiro dia de festival foi encerrado em grande estilo com o espetáculo “Jazz do Coração”. Com uma atuação quase uma hora, a atriz Françoise Fourton emocionou os presentes ao cantar e encenar textos poéticos e correspondências da escritora Ana Cristina Cesar, que abordam as relações humanas, o amor e a solidão urbana. Clique no link abaixo e veja como foi o primeiro dia do V Fliaraxá: http://bit.ly/2ccuoGq

Confira a programação na íntegra: http://www.fliaraxa.com.br/

Compartilhe esta notícia:

Related Posts