Proposta é acompanhada por uma série de atividades de incentivo a leitura e divulgação dos autores locais
A literatura e os autores araxaenses ganharam destaque nessa semana através do Vereador Fabiano Santos Cunha, vice-presidente da Mesa Diretora da Câmara. Na Reunião Ordinária dessa terça (26), ao fazer uso da Tribuna do Plenário Guilherme Gotelip Neto, o parlamentar apresentou uma Moção de Congratulações à Academia Araxaense de Letras (AAL), pela comemoração, em 15 de maio de 2015, e 50 anos de fundação. Fabiano ainda apresentou um Projeto de Lei que cria o Dia Municipal do Escritor.
Na proposta, várias atividades seriam desenvolvidas na cidade, através da Secretaria de Educação, com apoio das entidades ligadas a área, em uma Semana Literária, antecedendo o Dia do Escritor Araxaense, que ficaria marcado em 15 de maio. Excepcionalmente em 2015, as comemorações seriam realizadas durante o Fliaraxá, entre 26 e 30 de agosto. Foi signatário do importante projeto, o Vereador Mateus Vaz de Resende, que, inclusive, colaborou na implantação da propositura.
Aprovada a criação, poderão ser feitos concursos escolares focalizando os aspectos da literatura ou do movimento literário. A data passará a fazer parte do Calendário Oficial de Eventos da cidade e o poder público poderá firmar convênios com associações, conselhos, organizações não governamentais e outras ligadas ao setor para a realização dos eventos. O Projeto de Lei foi encaminhado para as comissões e logo deve ser apreciado pelo plenário.
C/ Ascom