Defasagem nos repasses do SUS, com valores que não são atualizados há 13 anos, foram muito comentados
A direção da Santa Casa de Misericórdia de Araxá, no Alto Paranaíba, participou de Audiência Pública na Câmara Municipal de Vereadores. O encontro, que também contou com a presença de funcionários do hospital e membros da comunidade em geral, foi presidido pelo Presidente da Comissão de Educação, Cultura e Saúde, Vereador Carlos Alberto Ferreira (Professor Cachoeira).
Os vereadores presentes fizeram questionamentos relacionados à aplicação de recursos, investimentos futuros e despesas geradas pelo PAM (Pronto Atendimento Municipal). A Diretora Superintendente da Santa Casa, Diane Dutra, apresentou as despesas geradas no hospital e esclareceu como são feitas as aplicações de verbas. Diane deu atenção especial à defasagem dos repasses feitos pelo SUS, com valores que não são atualizados há 13 anos.
O tesoureiro da entidade, Antônio Nogueira, ponderou que a crise na saúde é um problema nacional, lembrando que 21 hospitais filantrópicos fecharam as portas desde 2013.O Provedor, Kleber Pereira Valeriano, afirmou que a instituição presta contas de todos os recursos aprovados e convidou a população em geral para se associar ao hospital, participando da assembleia e da administração.
Algumas pessoas presentes puderam expor questionamentos e sugestões, entre elas o Presidente do Conselho Municipal de Saúde, Elias Pedro Vieira. Juntamente com a Comissão de Saúde, Miguel Júnior garantiu, que a Casa da Cidadania irá trabalhar para ajudar a Santa Casa com recursos para o custeio mensal e quitação das dívidas atuais, que giram em torno de R$ 3 milhões.
Ascom Câmara Municipal de Araxá