Prefeituras poderão agora guardar papeis importantes de forma on line
A Associação dos Municípios da Microrregião do Planalto de Araxá (Ampla), com sede na cidade de Araxá, no Alto Paranaíba, adquiriu equipamentos e agora está lançando o projeto de gerenciamento de arquivos das prefeituras associadas à entidade. Segundo presidente da Ampla e prefeito de Tapira, Lavater Pontes Junior (Barroso), desde que ele assumiu a associação, o objetivo foi o de resgatar a Ampla, unindo a região e levantando a autoestima dos prefeitos.
De acordo com Barroso, uma coisa muito difícil nas prefeituras é a documentação e gerenciamento de dados. Para cada documento são três vias que tem que ser tiradas e guardadas. A ideia é acabar com essa burocracia, digitalizando todas essa documentação. Quando alguém precisar, isso vai estar numa nuvem on line, onde os documentos podem ser encontrados pelas palavras-chave.
“Na secretaria de saúde de Araxá, por exemplo, são nove mil procedimento. Quando você precisar de um procedimento, vai ter que procurar num arquivo monstruoso. Agora não, com isso, vai ficar tudo no computador. Além de ser um documento oficial, vai ser armazenado em banco de dados e todos prefeito, seja quem estiver na prefeitura, vão ter acesso. Isso tem que ser organizado”, explica o presidente.
A Ampla já comprou equipamentos e montou a estrutura. Nessa segunda feira (13), os procedimentos de digitalização começam em Campos Altos, no Alto Paranaíba e depois as demais cidades. “E logo isso já vai ser em tempo real. Todo documento já vai ser digitalizado e jogado na nuvem. E isso, futuramente, ainda gera uma economia nas prefeituras com gastos de papelaria”, destaca Barroso.