Autoridades mineiras, municipais, estaduais, federais e até internacional participaram do evento promovido pela Fiemg do Alto Paranaíba
O prefeito de Patos de Minas, no Alto Paranaíba, Pedro Lucas Rodrigues, o Assessor de Desenvolvimento Econômico, Reginaldo Natil e o Secretário Municipal de Agricultura, Carlos Naemeg, participaram como convidados, na sede da Fiemg (Federação das Indústrias de Minas Gerais) Regional Alto Paranaíba, do debate sobre a situação da cafeicultura brasileira. O projeto “Rotas para o Futuro”, da Fiemg tem trazido à tona a realidade de vários setores da economia, e dessa vez, o agronegócio mineiro esteve na pauta.
Segundo Robério Oliveira Silva, diretor-executivo da Organização Internacional do Café, “a produção precisa caminhar de acordo com o consumo para equilibrar os preços”. A OIC é uma entidade que tem como membros, os países produtores e importadores de café.
Para o prefeito municipal, a cafeicultura é de suma importância ao Município na geração de renda e emprego, e contribui sensivelmente com o PIB do Agronegócio mineiro. “A Associação dos Cafeicultores de Patos de Minas e região e a Cooperativa de Cafeicultores são prova do nosso empenho em organizar a atividade e melhorar a produção cafeeira”, disse Pedro Lucas Rodrigues.
A Cooperativa de Cafeicultores atuará diferente, “nós queremos desenvolver pesquisas para o desenvolvimento de novas variedades resistentes à doença e com boa produtividade” diz o presidente Geraldo França. Aliás, o setor cafeeiro vive uma crise de rentabilidade. Os cafeicultores não conseguem cobrir os custos de produção com os preços praticados atualmente no mercado.
O debate também teve a presença do deputado federal e presidente do Conselho Nacional do Café (CNC) Silas Brasileiro; do presidente da Federação dos Cafeicultores do Cerrado, Francisco Sérgio de Assis; Ricardo de Souza Silveira, do Café Cristal e 1º presidente do Conselho de Administração da Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic).
C/ Ascom