Trabalho de prevenção de hipertensos e diabéticos é feito com uma linguagem mais clara e dinâmica
Dezenas de pessoas estão aproveitando a oportunidade para ter uma saúde de qualidade, e participam do Grupo Hiperdia da Unidade Básica de Saúde Dr. Francisco Paulino da Costa (PSF Cajuru), em Sacramento, no Triângulo Mineiro.
O trabalho de prevenção de hipertensos e diabéticos é feito com uma linguagem mais clara e dinâmica, onde o usuário interage diretamente com uma equipe multiprofissional.
A aula inaugural foi realizada no salão comunitário, Lázaro Vitoriano Rosa, com a equipe do PSF Cajuru, coordenada pela enfermeira Marta Helena. “Houve grande adesão por parte da população, eu juntamente com os profissionais da saúde fomos bem acolhidos. Aferimos pressão e demos orientações previas sobre cuidados preventivos básicos”, disse Marta Helena. Durante os trabalhos foram ministradas palestras sobre “Hanseníase – seus sinais, sintomas e prevenção”.
Para o Secretário Municipal de Saúde, Adriano Magnabosco, o trabalho do Hiperdia é sucesso em todas as unidades de saúde. “A qualidade de vida da população melhora através da prevenção, ou seja, cidadão prevenido não tem doenças e tem uma saúde muito melhor. Hoje temos o projeto Hiperdia que atendem hipertensos e diabéticos, em todas as unidades de saúde do Município, com muito empenho e dedicação vamos alcançar nosso objetivo de dar melhor qualidade de vida a esse grupo de usuários do SUS/Sacramento”, destacou.
A cada encontro o público participa efetivamente das palestras, tirando dúvidas e fortalecendo ainda mais o vinculo com a equipe de saúde e a população. “Fazer mais com menos é o que estamos fazendo, diante da crise econômica. Na saúde agradecemos aos funcionários, aos profissionais de saúde e principalmente aos parceiros que acreditam em nossos projetos. A população, que participa do Hiperdia em todas as unidades, deve continuar e cuidar de sua saúde”, pontuou o Prefeito Bruno Scalon Cordeiro.
Ascom PMS