Para fazer a mudança, órgão ficará fechado entre os dias 14 e 18 de setembro
Em busca de melhorar ainda mais o atendimento à comunidade e dar mais conforto as pessoas que buscam orientações, a unidade de Araxá, no Alto Paranaíba, do Programa Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon), vai mudar de endereço.
O órgão está atualmente no Prédio do Centro de Cultura, no Calçadão da Presidente Olegário Maciel, ao lado da Biblioteca Pública Municipal e vai atender, a partir de 21 de setembro, na Rua Dom José Gaspar, 829, Centro. Para que a mudança possa ser feitas, entre os dias 14 e 18, na próxima semana, não haverá atendimento ao público.
Em tempo: Procon Araxá completa 22 anos e Código de Defesa do Consumidor celebra bodas de prata
Nessa sexta feira, 11 de setembro, a implantação do Código de Defesa do Consumidor (CDC) festeja Bodas de Prata, ou seja, 25 anos. Junto disso, no mês de setembro, o Procon Araxá celebra 22 anos de fundação e trabalho.
O órgão atende cerca de 1.100 pessoas por mês, e uma média de 80% desses atendimentos é resolvida dentro do próprio Procon, sem necessidade de notificações ou encaminhamentos ao juizado. Além disto, o número de pedidos de orientações preventivas tem aumentado, tanto por parte do consumidor, quanto dos fornecedores.
Segundo a coordenação da unidade, isso mostra que as relações no consumo estão melhorando, com consumidores mais informados e respeitados, e fornecedores mais conscientes desta nova situação.
O Código de Defesa do Consumidor (Lei 8.078/90) estabeleceu normas de proteção e defesa do consumidor, impondo-se transparência e igualdade de forças nas relações entre consumidores e fornecedores. Reconhecendo a importância de o Estado promover a defesa do consumidor, em 1993, apenas três anos após a implantação do CDC, o Procon em Araxá foi criado pela Lei 2.632/93, de 9 de setembro.
De acordo com a secretária Executiva do Procon Araxá, Belma Nolli, houve um grande avanço nesses 25 anos. “A população brasileira nunca esteve tão consciente de seus direitos como hoje. Apesar da mudança de hábitos de consumo desde 1990, o CDC continua sendo importante instrumento para melhorar as relações de consumo bem como para preservar a integridade física e moral do consumidor”, destaca.