Minas no Foco

Museu da Vida, da Fiocruz, leva atrações interativas à cidade de Araxá

Ciência Móvel desembarca no município nos dias 30 de setembro e 1º e 2 de outubro

Da Redação

O Ciência Móvel — atividade do Museu da Vida, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) —, que roda a região sudeste com um museu itinerante de ciências, desembarca no município de Araxá, no Alto Paranaíba, levando muita diversão e cultura ao município nos dias 30 de setembro e 1º e 2 de outubro.

A iniciativa – incluída nas comemorações da Semana Municipal do Turismo – tem como finalidade promover a divulgação científica e da saúde, buscando aproximar a ciência do cotidiano da população, e oferece atividades interativas, lúdicas e divertidas mediadas por monitores especializados e preparados para interagir com públicos de várias idades.

Entre elas estão o planetário, jogos das vacinas, espelhos sonoros, exposições, o Girotech (brinquedo que permite rodar como um astronauta), a bancada de microscopia, os tubos musicais e casa maquete, entre outras. Para Marcus Soares, coordenador do Ciência Móvel, a iniciativa funciona como um espaço de descoberta e reflexão, e aproxima a ciência do cotidiano dos visitantes.

“O público escolar atendido demonstra um encantamento pelo que apresentamos. Já recebemos depoimentos de alunos que relataram para seus professores que, depois da visita, querem seguir carreira na área de Ciências”, comenta Marcus, contando que a equipe do Museu da Vida transporta toda essa estrutura a bordo de uma carreta de 13,5 metros de comprimento.

O museu itinerante será montado no Ginásio de Esportes da Uniaraxá, podendo ser visitado no dia 30 de setembro, das 8h30 às 11h30 e das 13h às 17h; dia 1º de outubro, das 8h30 às 11h30, das 13h às 17h e das 18h às 21h e dia 2 de outubro, das 8h30 às 11h30 e das 13h às 15h.

O “Ciência Móvel – Vida e saúde para todos”, aprovado pela Lei Rouanet (Ministério da Cultura), conta com as parcerias da Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (Cecierj) e de Bio-Manguinhos e o patrocínio da Sanofi e IBM.

“A bancada de microscopia, por exemplo, é dedicada à observação de células humanas, vegetais e detalhes minúsculos de insetos, aranhas e outros animais. Os tubos musicais, por sua vez, mostram como é possível produzir diferentes sonoridades. Sem dúvidas é uma experiência única e muito interessante”, finaliza Marcus.

Serviço

Projeto “Ciência Móvel – Vida e saúde para todos”

Data: 30 de setembro e 1º e 2 de outubro

Local: Av. Ministro Olavo Drummond, 777, São Geraldo, Araxá

Entrada franca

Compartilhe esta notícia:

Related Posts