Diversos temas foram abordados, como a importância do Cooperativismo para o Agronegócio
O Curso de Agronomia do Centro Universitário do Planalto de Araxá (Uniaraxá), no Alto Paranaíba, realiza nesta semana, a 8ª edição da Semana Agronômica, com atividades de manhã e a noite e que marcam também o Dia do Engenheiro Agrônomo, comemorado, no dia 12 de outubro.
O Curso volta as atenções para o Agronegócio Sustentável que leva para o campo, técnicas sustentáveis que garantem boas condições para a natureza se recompor dos inúmeros processos que passa para produzir cada vez mais.
Diversos temas foram abordados durante a semana: Importância do Cooperativismo para o Agronegócio; Inovações tecnológicas no sistema de colheita mecanizada de cana de açúcar; Adubação de pastagens; Melhoramento genético do milho visando resistência às doenças e sustentabilidade produtiva; Silício na Agricultura; Estratégias para redução de perdas em pulverizações hidráulicas; e Contribuições do melhoramento genético para o avanço do rebanho bovino brasileiro.
Na sexta, será realizada uma visita a Alta Genetics, empresa de melhoramento genético bovino, na cidade de Uberaba. O coordenador do Curso de Agronomia, José Carlos da Silva, afirma que há muito tempo o curso trabalha com o tema sustentabilidade, que levanta a discussão sobre importância de se produzir de forma ecologicamente correta.
“Estamos preocupados que nos alunos se atentem à necessidade de produzirem também para seus netos e, que essa forma de produzir, permita que a natureza se refaça, se sustente. Não é como há alguns anos que se produzia apenas para um pequeno grupo, hoje essa escala está crescendo, com a produção de muitos hectares com qualidade e dando condições para a terra se organizar. Temos que mudar o pensamento do futuro engenheiro agrônomo, acabando com manejos inadequados”, completa.
Ascom Uniaraxá