Foram notificados 1227 casos, sendo 836 positivos, 333 descartados
A Prefeitura de Patos de Minas, no Alto Paranaíba, através da Secretaria de Saúde, e Programa Municipal de Combate à Dengue (PMCD), realizou nos dias 26, 27 e 28 de outubro, o 3º Levantamento Rápido de Índice de Infestação por Aedes Aegypti (LIRAa 2015).
Desta vez, foram notificados 1227 casos, sendo 836 positivos, 333 descartados e 58 que ainda estão aguardando resultado. Sendo assim, o índice de infestação do terceiro LIRAa foi de 0,7, sendo esse considerado de baixo risco.
Os principais criadouros encontrados foram tambores de água, depósitos a níveis de solo, pratos de planta e vasilhames de água de animais. O maior número de amostras (larvas) foi encontrado no bairros: Centro, Alvorada, Padre Eustáquio, Nossa Senhora das Graças e Jardim Quebec.
Segundo Sueli Maria, responsável pelo PMCD, a população recebeu de forma positiva os trabalhos dos agentes de combate à endemias. “Eles receberam de forma positiva cada um dos agentes; e é extremamente importante a colaboração de todos no dia a dia, para combatermos juntos ao mosquito Aedes Aegypti”, afirmou.
Ela ainda afirmou que esse resultado é bastante positivo. “Resultado satisfatório, porém, vale lembrar a população para se manter alerta e não deixar nenhum recipiente com água parada”. O Programa Municipal de Combate à Dengue, a partir dos resultados do LIRAa irá elaborar estratégias de trabalho, para atuar com maior eficácia nas ações de combate.