Entrega das nove patrulhas rurais foi em solenidade, no galpão do produtor
Para nove comunidades rurais de Patos de Minas, no Alto Paranaíba, o presente de Papai Noel chegou mais cedo. Aliás, os presentes. Além de celebrarem a chuva, principal ingrediente para o início do plantio da próxima safra, cerca de 600 agricultores tem muito para comemorar neste final de ano. Eles ganharam trator, carreta, grade niveladora, arado, pulverizador e ensiladeiras.
Os kits foram entregues, oficialmente, pelo prefeito Pedro Lucas Rodrigues. Nesta semana, vários equipamentos serão entregues nas comunidades que estão organizando uma grande festa para comemorar a doação das máquinas e implementos agrícolas.
Para a presidente do Conselho de Desenvolvimento Comunitário de Bonsucesso, o trator chega em boa hora. Os agricultores da comunidade sempre precisaram alugar máquinas e implementos para o preparo da terra e fazer o plantio da roça. “Agora tem muito serviço pra ele, o pessoal de lá está adorando. Parabéns ao Zé Humberto [ex-deputado federal], ao prefeito Pedro Lucas e ao vereador Duda”, comemorou Marlene Alves Porto.
Os CDCs das comunidades beneficiadas é que são responsáveis pela utilização dos tratores, conservação e manutenção dos equipamentos, tendo que prestar contas aos agricultores das localidades atendidas.
Além de servir aos agricultores locais, algumas comunidades, como por exemplo a de Café Patense, já conseguiram comprar o segundo trator, graças ao dinheiro economizado com a mão de obra mecanizada contratada por terceiros. “A nossa ideia é essa; primeiro a gente vai atender os nossos produtores, depois se tivermos oportunidade de prestar serviço a terceiros, ótimo”, contou a presidente do CDC de Bonsucesso.
Em três anos o atual governo municipal já entregou 12 patrulhas e a 13ª está a caminho, com recurso já assegurado segundo o secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Carlos Guilherme Naimeg. “Desde 99, que o Município iniciou a doação dessas patrulhas, só esta administração municipal entregou 12 das 29”, ressaltou.
Patrulhas mecanizadas
As nove patrulhas foram compradas com repasses de emendas parlamentares do ex-deputado José Humberto Soares (autor de cinco emendas) e do também ex-deputado federal Antonio Eustáquio Andrade, atual vice-governador de Minas Gerais (autor de quatro emendas) e contrapartida da Prefeitura de Patos de Minas.
Todas as emendas parlamentares originaram de indicações dos seguintes vereadores patenses: Amarildo, Dalva Mota (ex-vereadora), Lázaro Borges, Edimê de Lima Avelar, Amarildo, Duda, Braz Paulo, Carlito, Itamar José e Cabo Batista.
Ascom Prefeitura de Patos