Os voluntários se juntam as forças nacionais para combater o mosquito transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya em todo o país
A primeira turma de Bombeiros Civis de Sacramento, no Alto Paranaíba, concluiu o curso de formação. Os 35 alunos voluntários agora fazem parte da maior brigada de bombeiros voluntários do Brasil. O Prefeito da cidade, Bruno Scalon, paraninfo desta turma, lançou de imediato o desafio aos recém-formados de integrar a equipe da administração municipal, para o combate ao mosquito transmissor das doenças, Dengue, Zika e Chikungunya.
“Fomos convocados pelo Governo Federal para participar de um grande combate nas cidades no Brasil inteiro” explica o Prefeito. Além de ressaltar a importância desta equipe para a cidade e região. “É muito importante para a cidade de Sacramento nós termos mais este reforço na área da colaboração, da ajuda, haja vista que vão participar juntamente com os Policiais Militares, Policiais Civis, e com os Agentes de Endemias da Secretaria de Saúde” afirma, Bruno Cordeiro.
O Diretor Pedagógico de Projetos e Instrutor, Wellington Rosa, ficou bastante satisfeito com o desempenho dos alunos, pelo esforço e dedicação demonstrados durante os treinamentos. “Esta é a turma que tem a maior carga horária de formação desde o inicio do projeto em 2007. Foram mais de seis meses de aulas e treinos”, afirma Wellington.
O projeto forma Bombeiros Civis há muitos anos em mais de dez cidades de Minas Gerais, além de ter várias turmas atuando em Belo Horizonte. “Hoje a comunidade de Sacramento pode dizer que tem um grupamento que em primeiro momento estarão aptos a realizar um trabalho muito bem feito e minimizar muitos problemas futuros de acidentes, incêndios e outras ocorrências” comenta o instrutor Wellington.
“Eu fico muito feliz de fazer parte desta turma e ter aprendido a fazer um socorro tão digno, tão certinho como o que aprendemos”, comenta a formanda Maria Elizabeth. Beth, como prefere ser chamada, cursou Enfermagem e atuava em hospitais quando surgiu a oportunidade de fazer parte deste grupo de voluntários, e deseja de estudar não termina por aqui. “Um dia, eu ainda quero fazer a APH (Atendimento Pré Hospitalar) junto com o corpo de Bombeiros”, conta Elizabeth.
A surpresa maior para todos os formandos veio com o anúncio da sede provisória para os Bombeiros de Sacramento, pelo chefe do executivo. “Tivemos o privilégio de anunciar uma sede provisória para esta turma. Serão destinadas algumas salas na Praça de Esportes aos Bombeiros Civis de Sacramento”, disse Bruno.