Acadêmicos de Santo Antônio ficou com 88 pontos, contra 88,1 da Unidos do Morro
Por Caio Ranieri e Janaína Silva
A disputa mais acirrada da história dos Desfiles das Escolas de Samba no Carnaval de Araxá, no Alto Paranaíba, aconteceu na edição 2016, com a Escola de Samba Nascente Unidos do Morro, do Setor Norte da cidade, vencendo a Acadêmicos de Santo Antônio (ASA), da Zona Leste de Araxá, por apenas um décimo de diferença.
Pelo terceiro ano consecutivo, a Unidos do Morro, com 88,1 pontos foi a primeira colocada. A vice-campeã, Acadêmicos de Santo Antônio, ficou com 88 pontos. Em terceiro lugar o Grêmio Recreativo Escola de Samba Unidos do São Pedro conseguiu 76,2 pontos e na quara colocação, Escola de Samba Império São Geraldo, com 74,2 pontos.
A cada nota anunciada, a diferença era pequena, nas casas decimais. Santo Antonio começou ganhando, mas a Unidos do Morro fez sua virada nos quesitos Evolução, Samba Enredo e Bateria, sendo o último item, por exemplo, a única nota 10 entre todas as escolas. Em evolução, a Escola obteve 9.9 e para o carnavalesco, José Ronan, essa foi uma preocupação deles para colocar a escola na avenida.
“Carnaval é ousadia e a escola que levanta público, ela levanta jurados. Não levamos um carnaval com luxo e sim apostamos na harmonia, porque a escola é grande e a verba era pouca. Foram 20 dias de ensaios e o povo cantou com a gente. Evolução é samba no pé o morro passou sambando. Carnaval é isso e foi a diferença nossa para as outras escolas que apostaram no luxo. Carnaval não é luxo é ousadia. Ganha quem se atreve”, disse.
Para a secretária de turismo e eventos da prefeitura, Regia Cortes, foram quatro dias de sucesso no carnaval 2016. “Nosso balanço é positivo e nota 10 para as cerca de 200 pessoas que trabalharam no Carnaval Araxá 2016. Nada teria acontecido sem a dedicação da equipe da secretaria e o apoio, financeiro ou com mão de obra, dos parceiros. Não temos ainda o número oficial de pessoas que estiveram na avenida Getúlio Vargas nesses quatro dias, mas sabemos que não houve registro de ocorrências policiais.”, finaliza.
Minas Folia – O carnaval do Interior