Após isso, levantamento será feito nas comunidades para detectar as necessidades de cada região
A Prefeitura de Araxá, no Alto Paranaíba, está realizando cirurgias para a castração de cães recolhidos em abrigos. Os primeiros animais foram castrados em uma das clínicas credenciadas por meio de processo licitatório, depois que fizeram exames de sangue e foram aprovados pelos veterinários.
Os exames mostraram que poucos cães estão aptos para a cirurgia. Muitos animais apresentaram baixo índice de plaquetas e por isso devem esperar até a melhora da saúde, mas o atraso não compromete a castração.
A cirurgia dura 30 minutos em animais machos e uma hora e meia em fêmeas. Os cães recebem antibióticos e antiinflamatórios e voltam para o abrigo no mesmo dia, onde ficam sob supervisão. Cerca de mil castrações de cães serão realizadas em Araxá no prazo de um ano.
Na primeira etapa, serão beneficiados animais do canil municipal e dos abrigos Mãos de Assis e Lar Castelha, que acolhem animais de rua. Depois dessa etapa, o Setor de Vigilância Ambiental fará um levantamento nos bairros para ver a necessidade de cada região, e a castração será ampliada.
Flávia Rios, referência técnica em Vigilância Ambiental, explicou que o objetivo do projeto é castrar o maior número de animais para alcançar o controle de cães e diminuir a quantidade de animais nas ruas de Araxá.