Ações educativas serão realizadas com diversos moradores do município, buscando a conscientizaçã
A dengue é um dos principais problemas de saúde pública no mundo. A cada ano, milhares de pessoas morrem em consequência dessa doença. A transmissão é feita pela fêmea do mosquito “Aedes Aegypti”, portadora do vírus da dengue, que tem hábitos diurnos e possui tamanho pequeno.
De acordo com as autoridades em saúde, existem quatro subtipos de dengue: DEN-1, DEN-2, DEN-3 e DEN-4. Uma pessoa que teve dengue, se torna imune ao sorotipo que provocou a doença. Porém, existe o risco de se infectar novamente por um dos outros três subtipos. Mas vale frisar que a transmissão só ocorre através da fêmea do mosquito, não existe a possibilidade de a doença ser transmitida por uma pessoa infectada.
Visando o perigo dessa doença e a importância de combatê-la, inicia-se na próxima quinta-feira (10/10), a segunda etapa de mutirões para recolhimento de materiais cumulativos de água. A participação da população é fundamental para que os locais que possam ser criadouros desse mosquito sejam retirados dos quintais das residências
O mutirão do dia 10 acontecerá no bairro Santa Terezinha, será de forma educativa e ecológico. A população está sendo convidada para ir até a escadaria de Nossa Senhora Aparecida, que fica na Rua Rio Grande do Sul, de 8h30 às 15h, para trocarem materiais inservíveis por uma sacola ecológica.
Durante a ação serão oferecidas diversas atividades voltadas ao público infantil, como: desenhos para colorir, reciclagem com caixinhas de leite e de suco e a presença do personagem do mosquito da dengue, que distribuirá panfletos educativos. Os próximos mutirões do mês de outubro acontecerão nos dias 17, 18 e 31, nos bairros: Coração Eucarístico, Sebastião Amorim e São José Operário, respectivamente. Nos dias 1º e 8 de novembro, os mutirões serão nos bairros Santo Antônio/Várzea e Novo Horizonte.
C/ Ascom