Ideia do Governo estadual é de aumentar a resiliência das cidades mineiras aos desastres
O Gabinete Militar do Governador, por meio da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, recebe, até o dia 31 de julho, inscrições para o Edital de Chamamento Público Nr 01/2016 para o fortalecimento das Coordenadorias Municipais de Proteção e Defesa Civil de diversos municípios mineiros. O objetivo é a seleção de propostas a fim de celebrar convênio, receber equipamentos e materiais referentes ao fortalecimento de órgãos municipais de Proteção e Defesa Civil.
A finalidade do edital é difundir nos municípios mineiros a cultura de resiliência em proteção e defesa civil, para reduzir as vulnerabilidades das ameaças e enfrentá-las. Isso será feito com a implementação de projetos transversais, dando maior ênfase na gestão do risco de desastres e nos pontos geográficos de maior fragilidade para aumentar a resiliência das comunidades.
O edital também, correspondência direta com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. O Planejamento Estadual passou a aderir, em 2016, à nova agenda global de desenvolvimento sustentável, intitulada Transformando Nosso Mundo: A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável.
Os municípios interessados que preencherem os requisitos do chamamento público devem aderir à campanha Construindo Cidades Resilientes: A minha cidade está se preparando, da Organização das Nações Unidas (ONU). O link para adesão está disponível no site da Defesa Civil: www.defesacivil.mg.gov.br.
Minas Mais Resiliente
O fomento à resiliência nos territórios mineiros está alinhada ao Programa Minas Mais Resiliente (MMR) que, por sua vez, atende ao contexto das Políticas Transnacionais da ONU e desdobra a Política Nacional de Proteção e Defesa Civil, no âmbito de Minas Gerais. A meta do MMR é aumentar a resiliência dos municípios mineiros aos desastres.