Usina de reciclagem de resíduos da construção civil processará até 160 toneladas de entulho por dia
A BR Recicladora Ltda. recebeu da Supram Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba licença ambiental para entrar em operação. Conforme autorização de funcionamento nº 05489/2013, da Superintendência Regional de Regularização Ambiental, a Usina de Reciclagem de Resíduos da Construção Civil está com a documentação aprovada. Além dos restos de construção civil, como concreto, tijolo,terra e telha, com classificação A, a empresa também fará a triagem de material das classes B, C e D.
De acordo com informações de um dos sócios, a usina processará 20 toneladas de entulho por hora, 160 toneladas dia, podendo chegar a 320 toneladas, trabalhando em turno dobrado. “Nós temos autorização para processar o entulho com classificação tipo A, que são os restos da construção civil como telhas, concreto e tijolos, mas também recolheremos o material com classificação B, C e D”, informou Renato Humberto da Silva.
A Usina de Reciclagem funcionará na estrada de Boassara, no km 4, próximo ao Aterro Sanitário de Patos de Minas. O investimento é de R$ 850 mil. Inicialmente serão gerados 12 empregos diretos. Os trabalhadores serão contratados para fazer a triagem do entulho que será recolhido na zona urbana da cidade e transportado até a usina para a destinação ambientalmente correta.
Segundo Bruno Gurgel, sócio da BR Recicladora Ltda., o entulho com classificação tipo A será reciclado e vendido como cascalho. O material também poderá ser depositado em áreas de voçoroca, naquelas áreas de erosão.
De acordo com dados dos donos de empresas que fazem a coleta de entulho, Patos de Minas tem produção diária de 500 toneladas por dia de entulhos da construção civil. Quarenta por cento são de resíduos de classe A (restos de concreto, tijolos e telha).
Na manhã de terça-feira (15), os sócios da BR Recicladora estiveram reunidos com o prefeito Pedro Lucas Rodrigues, informando-o da autorização ambiental de funcionamento pela Supram e a intenção em começar a trabalhar imediatamente. “É uma ótima notícia saber que o Município passará a contar com a Usina de Reciclagem de Resíduos da Construção Civil. Antes não tínhamos como dar a destinação correta aos entulhos; assim, evitamos o descarte irregular de entulho em qualquer local, causando danos ao meio ambiente, mas agora minimizaremos esse impacto ambiental”, comemorou o prefeito de Patos de Minas.
Os sócios da BR Recicladora querem agora uma reunião com o Ministério Público e os transportadores de entulho (hoje existem cerca de 20 empresas que fazem a coleta de entulho) para propor um acordo. A ideia é que os “caçambeiros” levem todo o material para a Usina de Reciclagem, que fará a separação do entulho classe A, dos demais resíduos, como ferro, papel, plástico, animais mortos e lixo doméstico, etc.
C/ Ascom