Deputado Heringer ponderou com o presidente interino sobre a importância da obra e dos perigos que representam a falta dela para a cidade
O deputado federal Mário Heringer participou de reunião com o presidente interino da República, Rodrigo Maia. Ele foi acompanhado do prefeito de Araxá, Aracely de Paula, da vice-prefeita, Lídia Jordão e da Secretária Municipal Especial para Assuntos do Gabinete do Prefeito, Lucimary Ávila.
A audiência solicitada pelo parlamentar teve como objetivo pedir a intervenção do chefe do Executivo Nacional junto ao Ministério das Cidades, por intermédio da Secretaria de Saneamento Básico Nacional, para viabilizar a liberação de recursos para a canalização da primeira etapa do Córrego Grande, no município de Araxá.
O parlamentar ponderou com o presidente interino sobre a importância da obra e dos perigos que representam a falta dela para a cidade que, além de ser um grande centro urbano, recebe anualmente o equivalente à metade de sua população em visitantes.
Mário Heringer lembrou o presidente Rodrigo Maia dos surtos de dengue, chikungunya e Zika que têm assustado o país e sobre o quanto tem custado aos cofres públicos a propagação de doenças endêmicas causadas pelo mosquito Aedes Aegypti (contra o qual, aliás, o parlamentar tem apresentado uma série de ações na Câmara).
Embasado nestes dados, o deputado salientou também o potencial de riscos de propagação que o Córrego Grande representa, em caso de os turistas virem a se contaminar com os vírus dos quais o Aedes é transmissor e levá-los para outras cidades e regiões do país.
Por fim, valendo-se de sua profissão, Mário Heringer, que é médico, falou ao presidente sobre a importância de os poderes púbicos assumirem para si o compromisso de proteger preventivamente a saúde dos cidadãos.
“Ao viabilizar uma obra de saneamento como a que estamos solicitando, os poderes públicos estão se comprometendo a pensar e agir preventivamente o que, para mim, que sou médico, ainda representa o melhor e mais barato remédio. Saneamento básico é um dado que indica até mesmo o índice de desenvolvimento de uma cidade. E não é porque as cidades ficam mais bonitas! É porque sabemos que ele é necessário para cuidar, para proteger a saúde do cidadão! Por isso, vimos aqui falar com o presidente Rodrigo Maia, para que ele possa interceder por nós junto aos órgãos competentes, para que a canalização do córrego saia do papel o quanto antes”, concluiu o parlamentar.
Ao sair da reunião, o deputado Mário Heringer mostrou-se satisfeito com a empatia demonstrada pelo presidente interino Rodrigo Maia, que se prontificou em encaminhar a solicitação que lhe foi apresentada aos órgãos competentes.