Minas no Foco

Cinco oficinas promovem capacitação e troca de experiências no Encontro SESI 2016

As vagas são limitadas e inscrições devem ser feitas no Blog do Encontro SESI de Artes Cênicas

Um dos diferenciais do Encontro SESI de Artes Cênicas, todos os anos, é a oferta de oficinas de capacitação com grandes profissionais brasileiros. São momentos únicos, que promovem uma troca de experiências entre artistas, produtores e demais participantes.

Em 2016 não é diferente e já estão abertas as inscrições para as oficinas de Contação de Histórias (15 vagas), Introdução à Arte Circense (15 vagas), Teatro para Lideranças (15 vagas), Ballet Clássico (12 vagas) e Fotografia em Cena (10 vagas).

Todas as inscrições devem ser feitas pelo Blog do Encontro Sesi de Artes Cênicas, no endereço www.encontroartescenicasaraxa.blogspot.com.br/p/oficinas.html. Confira abaixo, as informações completas a respeito de cada oficina disponível e os instrutores responsáveis.

  • OFICINA: CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS – 15 vagas

Duração: 4 horas (dia 15/11, de 17h às 19h e 16/11, de 19h às 21h)

Acima de 15 anos

Público Alvo: Estudantes, artistas em geral, professores, curiosos.

Instrutor: Mauricio Trindade

Contar histórias é encantar palavras no fio da meada de sua narrativa. Conhecer recursos como a voz, a música, gestos e movimentos, bem como a utilização de objetos, pode contribuir para que as narrativas alcancem o imaginário do ouvinte para envolvê-lo criativamente.

O objetivo da oficina é descobrir nas narrativas propostas para o trabalho, as imagens que cada história sugere ao contador e quais os recursos ele pode utilizar para enriquecer sua comunicação com o público.

Instrutor: Maurício Trindade é contador de histórias e músico. Com mais de vinte anos de carreira dedicados à arte de contar histórias tem participado de programas de incentivo a leitura em escolas, bienais do livro e bibliotecas. Atuou vários anos em ruas e museus das cidades históricas mineiras narrando o passado do Ciclo do Ouro. Atuou em comunidades, organizações e empresas como facilitador na construção de narrativas e no resgate da memória desses grupos pelos seus próprios membros.

  • OFICINA: INTRODUÇÃO À ARTE CIRCENSE – 15 vagas

Duração: 6 horas (dias 16/11 de 19h às 22h e 17/11 de 19h às 22h)

Acima de 15 anos

Público Alvo: Estudantes, artistas em geral, bailarinos, curiosos.

Instrutor: Rodrigo Chagas

Nesta oficina iremos trabalhar o corpo no circo. Conhecer diversas técnicas e enriquecer a relação espacial, lúdica e físico- motor. Vivenciaremos técnicas nos aparelhos aéreos (tecido e trapézio), acrobacia de solo, equilíbrio (rola-rola), malabares (Bolinha, aros, lenço), números de portagem, entre outras atividades que envolvem o circo. Os participantes devem estar com roupas leves.

Instrutor: Rodrigo Chagas é instrutor de teatro há 6 anos no Centro de Cultura José Maria Barra, formado em Comunicação Social, Especialista em Metodologia do Ensino de Artes. Ator, diretor e conta com uma experiência na área teatral há mais de 19 anos. Ainda atua e dirige diversas companhias de teatro.

  • OFICINA: TEATRO PARA LIDERANÇAS – 15 vagas

Duração 3 horas. (Dia 18/11 de 19h às 22h)

Acima de 18 anos

Público alvo: líderes, gerentes, diretores, vendedores, educadores, recepcionistas e muitos outros.

Instrutor: Rodrigo Chagas

Teatro para Lideranças é o mais novo produto do SESI-Centro de Cultura José Maria Barra destinado aos profissionais que buscam melhoras na performance em suas áreas de atuação.

A metodologia é a mesma praticada nas aulas de teatro, com atividades cênicas, jogos teatrais, técnicas e vivências, os participantes são estimulados a praticar a fala em público, desinibição, ousadia, criatividade, socialização, superação e muito mais. Dentre as atividades, a técnica de Viola Spolim está sendo a mais aplicada.

Rodrigo Chagas – Instrutor de teatro há 6 anos no Centro de Cultura José Maria Barra, formado em Comunicação Social, Especialista em Metodologia do Ensino de Artes. Ator, diretor e conta com uma experiência na área teatral há mais de 19 anos. Ainda atua e dirige diversas companhias de teatro.

  • OFICINA: BALLET CLÁSSICO – 12 vagas

Duração: 3 horas. (Dias 14/11 de 19h as 20h30 e 15/11 de 16h às 17h30)

Acima de 12 anos

Público alvo: Alunos de Ballet Clássico nível intermediário

Instrutor: Marcio Túlio

A oficina tem a duração de uma hora e meia no estilo livre. Trabalhará Barra, centro e diagonais. Em Barra – trabalha o aquecimento, alongamento preparando o corpo para a técnica do ballet clássico. Em Centro – giros adágios pequenos saltos. Em Diagonais – giros e grandes sequências de saltos.

Instrutor: Márcio Túlio. Professor, coreógrafo, iluminador. Iniciou seus estudos em Uberlândia na academia Forma e Fisio, logo muda para São Paulo onde dá sequência de seus estudos no Studio de Dança Cisne Negro passando a integrar o quadro de professor de Ballet Clássico e alongamento. Integrante do grupo Passo a Passo como bailarino e na Cia Cisne Negro como profissional. Trabalhou com a Cia Célia Gouveia. Como metres, Ivonice Sati, Aura Ramerli, Ana Maria Mundim, Klaus Viana, Ruth Rachou, Marcos Versane, Ismael Quiser, entre outros. Como coreógrafo, várias montagens de ballet de repertório como: Copéllia, Paquita, Dom Quixote, O quebra nozes completo, A Bela adormecida, entre outros. Trabalhou em Araquaina (TO), Itabuna (Ba), Cuiabá (MT), Erexim (RS), como coreógrafo e professor de ballet clássico, e dança contemporânea. Atualmente trabalha no Studio Uai que dança , Escola de Cultura SESI Guiomar de Freitas Costa em Uberlândia e Studio Arabesque de dança Araguari.

  • OFICINA: FOTOGRAFIA EM CENA – 10 vagas

Carga horária: 6h (dia 15/11, de 17h às 20h e 16/11, de 18h às 21h)

Acima de 15 anos

Material necessário: câmera fotográfica ou outro dispositivo de captação de imagens (smartphones)

Instrutor: Daniel Protzner

A oficina tem como objetivo introduzir os participantes no universo da fotografia de espetáculos, refletindo sobre as especificidades desse tipo de trabalho, em seus aspectos técnicos e conceituais. Através de aulas expositivas e atividades práticas, os alunos vão aprender como realizar a cobertura de uma peça teatral, agregando conhecimentos e referências fundamentais ao seu desenvolvimento perceptivo.

Instrutor: Daniel Protzner é natural de Belo Horizonte, onde vive e trabalha. Graduou-se em Jornalismo pela Faculdade de Comunicação e Artes da PUC Minas e especializou-se em Artes Plásticas e Contemporaneidade pela Escola Guignard/UEMG. Trabalha há dezesseis anos na cobertura de espetáculos e eventos ligados às artes cênicas, como o FIT – Festival Internacional de Teatro de Belo Horizonte, FETO – Festival Estudantil de Teatro, [Circuito Aberto] Diálogos Cênicos, Mostra Benjamin de Oliveira, aporta – Encontro Estudantil de Artes Cênicas, Festival de Artes Cênicas de João Monlevade, Seminário Arte e Diferença, Circuito Off de Teatro – ocupação cênica, entre outros. Em 2012, foi premiado pelo Centro Regional para la Salvaguardia del Patrimonio Cultural Inmaterial de América Latina (CRESPIAL), patrocinado pela UNESCO, por seu trabalho de documentação da Umbanda. Realizou exposições individuais e coletivas no Brasil e no exterior.

Realização

O Encontro é realizado pelo Ministério da Cultura, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio da Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração (CBMM). É uma iniciativa do Sistema Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG) através do Serviço Social da Indústria (SESI).

Ascom Encontro SESI de Artes Cênicas

www.facebook.com/encontroaraxa

www.encontroartescenicasaraxa.blogspot.com.br

Compartilhe esta notícia:

Related Posts