Projeto Somos da Cor tem a peculiaridade de ser dialógico aos procedimentos pedagógicos do colégio
O Colégio Salesiano Dom Bosco de Araxá, através do Projeto Somos da Cor, tem levado a cabo uma série de atividades que corroboram para a construção de novas mentalidades.
A valorização da cultura afro-brasileira é indubitavelmente um dos eixos de atuação do referido projeto. Referência na cidade de Araxá pela execução da lei 11.645/08 que regulamenta o ensino da culturalidade afro-brasileira bem como sua história, a escola salesiana de Araxá é uma das mais atuantes na Inspetoria São João Bosco.
Em um breve panorama atitudinal dos anos de desenvolvimento das atividades, destacam-se as seguintes ações: Chica da Silva: Rainha dos diamantes, Carolina em Preto e Branco que foi afeto à sacramentana Carolina Maria de Jesus (icônica da literatura marginal), Elza Soares – Múltipla, Mostra de Arte e Cultura e Papo Cult – Diálogos Inculturais.
O Papo Cult é uma proposta desafiadora que prioriza o protagonismo juvenil e o estreitamento de laços acadêmicos com outros profissionais maiúsculos. Através de mesas redondas, o Papo Cult se consolida como uma proposta filosófica no ambiente escolar que se volta à discussão e reflexão de temas como o empoderamento feminino, questões de gênero, identidade sexual e afins, meio ambiente e a desconstrução do racismo/preconceito.
O Projeto Somos da Cor tem a peculiaridade de ser dialógico aos procedimentos pedagógicos do colégio, o que o torna essencial na conscientização de novas posturas frente às demandas sociais contemporâneas. A proposta pedagógica pastoral do Colégio Dom Bosco é única na cidade por prover conhecimento aliado à formação humana. Calcado no Sistema Preventivo de Dom Bosco, o projeto em tela marca um tempo em que as mudanças fazem ressoar novos hábitos e práticas pedagógicas.
A valorização das diferenças, num mundo marcadamente balizado pelo comum, torna-se cada vez mais necessária e premente. A escola consciente deve ser antenada de que não só o conhecimento estanque supre as necessidades sociais e temporais e sim a imbricada relação entre o ser, o conhecimento e o transcendente. É dessa forma que transformamos o mundo.