Fabiano Santos Cunha assumiu a presidência da Câmara, sendo eleito com 10 votos, contra 05 dados ao ex-presidente Carlos Roberto Rosa
Por Caio Ranieri e Janaína Silva
Foram empossados em reuniões solenes da Câmara Municipal de Araxá, no Alto Paranaíba, os 15 novos vereadores eleitos e já diplomados pela Justiça Eleitoral e o Prefeito e Vice-prefeita, Aracely de Paula e Lídia Jordão, reeleitos para o quadriênio 2017/2020.
A cerimônia de posse aconteceu no Salão de Festas da Pousada Dona Beija e reuniu milhares de familiares dos empossados, amigos, correligionários, autoridades políticas, policiais e comunidade em geral.
O Vereador Robson Magela, o mais votado do pleito de outubro de 2016, conforme rege e Lei Orgânica do Município, presidiu a primeira reunião e deu posse aos vereadores. Ele nomeou o vereador Bosco Junior como 1º secretário, que o auxiliou nos trabalhos da noite.
“É um cargo de muita responsabilidade e lá fora tem muita gente esperando mudança da parte dos vereadores. Temos que ser firmes, na hora de ser firmes. Não estou aqui para levantar bandeira partidária. Quem manda na cidade são vocês, cidadãos. Nós somos apenas funcionários de vocês. Peço a Deus que daqui alguns anos os araxaenses possam falar que esses vereadores, esse prefeito e essa vice-prefeita foram a equipe que melhor administrou a cidade na história de Araxá”, disse Magela, encerrando seu discurso.
Após empossar os 15 novos membros da Casa da Cidadania, ainda presidindo a reunião, Robson Magela abriu a eleição da Mesa Diretora da Câmara para o biênio 2017/2018. Para o cargo de presidente, concorreram Fabiano Santos Cunha e o ex-presidente Carlos Roberto Rosa. Com 10 votos, de Adolfo Maurício da Silva, Alexandre Carneiro de Paula, César Romero da Silva (Garrado), Edinho Souza, Fernanda Castelha, Hudson Fiúza, José dos Reis (Zezinho), Robson Magela e o dele mesmo, Fabiano foi eleito presidente da Câmara. Roberto teve cinco votos, dados por ele e os Vereadores Farley Pereira de Aquino, José Valdez (Ceará da Padaria), Luiz Carlos Bittencourt e Raphael Rios.
Em seguida, foi realizada a eleição para Vice-presidente. Foram candidatos Farley Pereira de Aquino e João Bosco Junior. Com 10 votos, dados por Adolfo, Alexandre, Edinho, Fabiano, Fernanda, Hudson, Zezinho, Robson, Luiz Carlos e o dele mesmo, Bosco Junior foi eleito Vice-presidente. Farley recebeu cinco votos: Roberto, Garrado, Ceará, Raphael e o dele mesmo.
A escolha do 1º secretário ocorreu na sequência, tendo como candidatos Edinho Souza e Raphael Rios. Com oito votos, de Adolfo, Alexandre, Garrado, Fernanda, Fabiano, Luiz Carlos, Bosco Junior e o dele, Edinho Souza foi eleito. Raphael Rios recebeu sete votos: o dele e dos Vereadores Roberto, Farley, Hudson, Zezinho, Ceará e Robson.
Candidata única, a 2ª Secretária da Mesa Diretora é a única mulher que compõe o time de vereadores. Fernanda Castelha, que recebeu votos dos 15 parlamentares.
Após a eleição da Mesa, os quatro eleitos tomaram seus lugares e foi iniciada a Cerimônia de Posse de Aracely de Paula e Lídia Jordão. Os dois foram reeleitos para o mandato 2017/2020. Eles entraram no salão, acompanhados de familiares, e foram muito aplaudidos pelo público presente.
Aracely e Lídia chegaram a Prefeitura após um conturbado embate judicial desde as Eleições de 2012, quando perderam por 184 votos para os então eleitos Jeová Moreira da Costa e Edna Castro.
Um processo na justiça eleitoral caçou, por irregularidades, os mandatos de Jeová e Edna em 2014, quando Aracely e Lídia assumiram. Em outubro de 2016, foram reconduzidos ao cargo pelo eleitorado, que apostaram nas propostas de continuidade do trabalho e melhorias para a cidade. Após os juramentos, Aracely e Lídia assinaram os termos de posse e foram declarados prefeito e vice-prefeita de Araxá.
“Muitas expectativas positivas do ponto de vista de poder oferecer a nossa cidade uma condição de vida melhor, principalmente no que diz respeito a saúde, educação e assistência social. Pretendemos realizar um governo voltado para o povo de uma forma mais plena da que nós temos realizado”, diz Lídia Jordão.
“A Câmara sempre foi o retrato da população, com suas virtudes e seus defeitos. Nessa noite memorável, eu quero dizer a todos, que nosso compromisso é com a cidade, é bom o nosso povo, é com os bairros. Os bairros têm que se sentir cidade, Centro. E o Centro, tem que se sentir componentes de um grande projeto. Nosso agradecimento e a cada um dos araxaenses, a Câmara Municipal. Meu agradecimento”, acrescentou Aracely durante seu discurso.