Projeto quer capacitar mão de obra feminina na cidade
A Prefeita da cidade de Tapira, no Alto Paranaíba, Liliane Machado Costa Venâncio recebeu em seu Gabinete, o gerente das Unidades Integradas do Sistema Social da Indústria (Sesi) e do Sistema Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) de Araxá, Jefferson de Campos Cordeiro, para uma reunião de trabalho importante.
A Unidade Sesi/Senai que é comandada pelo Sistema da Federação das Industrias do Estado de Mina Gerais (Fiemg). O encontro foi promovido para firmar a parceria no projeto que a Gestão 2017/2020 está desenvolvendo para qualificar a mão de obra na cidade.
A prefeita solicitou ao gerente da Unidade alguns esforços para liberar ao município uma Unidade Móvel do Senai, com intuito de qualificar a mão de obra feminina tapirense. A unidade móvel chegaria até Tapira transportando 20 máquinas de costura para q ministrar aulas para cerca de 40 mulheres, sendo 20 no turno da manhã e mais 20 no período da tarde.
“Solicitamos a Unidade Móvel para investirmos na qualificação da mão de obra feminina de nossa cidade e, ao mesmo tempo, dar o primeiro passo no sentido de aumentar as suas oportunidades de emprego. Estamos com conversas adiantadas com uma empresa do segmento de costura e, se concretizada, a ação empregará cerca de 20 mulheres”, explicou a chefe do poder executivo.
Jefferson Cordeiro explicou como funcionariam as aulas. “Com 20 máquinas em dois turnos, conseguiríamos treinar até 40 mulheres. O curso possibilita ao profissional atuar de diversas formas no mercado de trabalho, seja em âmbito informal ou formal. São 4 horas diárias de aula durante um mês. O aluno não paga nada, mas para receber o certificado precisa acumular mais de 75% de freqüência nas aulas e alcançar um aproveitamento de pelo menos 60%, que será avaliado de acordo com a sua produção”.
Na mesma reunião o Secretário de Planejamento, Juan Galhardo Pereira, também solicitou a celebração de outras parcerias junto a gerencia das unidades integradas. “Estamos muito agradecidos pelo seu empenho, e, aproveito a sua presença para solicitar que outros cursos sejam liberados para o Município. Temos várias áreas em que existem ofertas de vaga, principalmente na indústria de mineração e temos grande interesse em qualificar o tapirense para ocupá-las”, destacou. A resposta sobre a liberação da Unidade Móvel para Tapira deve sair nas próximas semanas.