Em Araxá, animal foi encontrado na região rural das Gameleiras no começo do mês de fevereiro
Foi confirmada pela Secretaria de Estado (SES-MG) e pela Secretaria Municipal de Saúde que o macaco encontrado morto no Recanto das Gameleiras, zona rural de Araxá, no Alto Paranaíba, morreu contaminado pelo vírus da Febre Amarela.
O caso aconteceu no começo do mês de fevereiro e a confirmação também foi publicada no Boletim Epidemiológico da SES-MG. O exame foi realizado pela Fundação Osvaldo Cruz (Fiocruz) no Rio de Janeiro, através do Ministério da Saúde. A vacinação contra a febre amarela continua sendo oferecida normalmente nas unidades de saúde e será intensificada na zona rural.
O Boletim ainda confirmou o caso de outro primata, também em investigação, que foi localizado no município de Ibiá, no Alto Paranaíba. O animal também morreu por febre amarela. Não há nenhum caso suspeito da doença em humanos no município de Araxá e nem em Ibiá.
Suspeitas na região
Nas cidades da região que fazem parte da Superintendência de Uberaba, municípios de Araxá, Ibiá, Uberaba e Sacramento têm os casos confirmados de mortes de primatas. Em Planura e Frutal há investigação em curso. E há ainda rumores em Água Comprida, Carneirinho, Conquista, Itapagipe, Limeira do Oeste, Perdizes, Pratinha, São Francisco de Sales e Tapira.
Na Superintendência de Patos de Minas, há rumores de primatas com a doença em Matutina, Rio Paranaíba e Serra do Salitre e investigação em Patos de Minas e Vazante. E na Superintendência de Saúde de Divinópolis, há rumores de casos em macacos em Bambuí e Medeiros.
Confirmações em humanos e vacinação
No total de municípios com casos suspeitos em seres humanos, são 88 municípios. Cidades com casos confirmados somam 46 localidades. Dos 1.063 casos notificados até o momento, 181 casos evoluíram para óbito, dos quais 99 foram confirmados para febre amarela. Entre os óbitos confirmados, 87,8% foram do sexo masculino, com média de idade de 45 anos.
A Secretaria do Estado distribuiu até o momento 6.079.400 doses de vacina Febre Amarela para atender as áreas selecionadas com estratégia de intensificação vacinal e rotina de vacinação. Dados fornecidos pelas Unidades Regionais de Saúde mostram que já foram aplicadas 3.521.166 doses de vacina Febre Amarela no Estado, sendo 1.504.808 doses nos municípios com surto de febre amarela.