Esse programa visa alfabetizar todas as crianças até os oito anos de idade, no terceiro ano do ensino fundamental
A Secretária Municipal de Educação e Cultura de Tapira Elta Aparecida Oliveira Siqueira Cardoso e a coordenadora pedagógica desta secretaria, Josenice Terezinha de Paiva Marques, participaram do 1º Encontro do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa realizado pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU).
Na ocasião, puderam conhecer e compreender a trajetória do Programa, as diretrizes de funcionamento para este ano, e o mais importante firmar o convênio e adesão do município de Tapira ao PNAIC.
Esse é essencialmente um grande programa de formação de professores alfabetizadores, um dos mais importantes projetos que o Brasil está realizando neste momento. Um pacto que surgiu a partir de uma consciência ampla, geral e irrestrita de que um dos problemas mais graves do processo educacional brasileiro reside exatamente nos momentos da alfabetização.
Esse programa visa alfabetizar todas as crianças até os oito anos de idade, no terceiro ano do ensino fundamental, sendo sua principal função a formação continuada de professores alfabetizadores. A administração acredita que o Pnaic só irá somar com o que já tem de positivo dentro da educação na cidade de Tapira.