Instituições de ensino recebem Bonequinha Preta em setembro
O recesso escolar foi de planejamento, representantes de escolas estaduais, municipais e secretaria de educação reuniram com equipe do Tri Ciclo Espetáculos. Na edição 2017 do projeto cultural a atração para as crianças foi pensada para resgatar a história da Bonequinha Preta.
Realizado há quatro anos na cidade de Sacramento, através da Lei Federal Rouanet, e o patrocínio do Laticínio Scala, serão contempladas mais de 5 mil crianças. O número de instituições foi ampliado. Entre 11 e 15 de setembro a área interna de instituições escolares e de atendimento ao idoso recebem doze sessões do Quintal da Guegué.
A atração do Tri Ciclo Espetáculos será apresentada para crianças de 4 escolas estaduais, 4 rurais e 3 municipais; particular, Instituto Scala, Escola Eurípedes Barsanulfo, retornamos com duas apresentações na Apae, e integramos a nossa lista especial 2 Cemeis e o Lar São Vicente de Paulo.
“Achei a escolha da peça muito boa. A gente organizou essa questão do horário, mesmo porque nossa escola atende criança pequena, de quatro anos. A história da bonequinha preta vai trabalhar muito com elas, mesmo porque precisamos desse resgate, da questão da cultura em geral, e da raça negra também, são questões que sempre tem que estar em evidência, porque algumas pessoas esquecem”, conta Ana Maria Gonçalves Silva, vice diretora da Escola Municipal Professora Silvia Vieira.
O espetáculo, com duração de 45 minutos, relata a história do Clássico da literatura infantil. De Alaíde Lisboa de Oliveira “Bonequinha Preta” encanta gerações há mais de 70 anos. A narrativa conta a aventura de uma boneca que mesmo advertida a ficar quietinha, pela menina Mariazinha, cai da janela ao tentar ver o gato que passava pela rua. No musical as crianças aprendem canções autorais, de Gledes e Paulo. Eles serão sacramentados a partir do dia 11 de setembro de 2017.
“Excelente programação. Como sempre o Tri Ciclo vem trazendo novidades maravilhosas para nossa cidade. A cultura que a nossa cidade precisa”, relata a coordenadora da Escola Estadual Afonso Pena Júnior, Joice Paixão.
No encontro realizado na Secretaria Municipal de Educação foram apresentadas as datas, horários e locais das doze apresentações. Este ano o palco fixo do Tri Ciclo, na Praça Dr. Valadares, em frente igreja do Rosário, onde o projeto vai receber um número maior de crianças.
A diretora artística do projeto, Cynthia Verçosa, avaliou o encontro. “A reunião com os educadores de Sacramento foi excelente. Este alinhamento de atividades do projeto Tri Ciclo com a rede de educação é extremamente importante, pois a educação e a cultura são bases para o cidadão. E cuidar das crianças é pensar no futuro”.