Fundação Calmon Barreto apoia músicos araxaenses que participam do projeto Mil Violas envolvendo violeiros de todos o Brasil
O MIL VIOLAS busca reunir um coletivo de pessoas de diferentes trajetórias, vindas de todos os lugares do país, mas com uma paixão em comum: A VIOLA CAIPIRA, com a finalidade de formar a Maior Orquestra de Viola Caipira do Mundo, e assim fazer parte do Guinness World Records – Livro dos Recordes – que ainda não tem nenhum registro de um Encontro de Violeiros.
Antes do evento principal em Uberlândia, dia 8 de outubro, os organizadores promovem vários ensaios em suas cidades para divulgar o evento e convidar violeiros a participar. Em Araxá, os ENSAIÕES com os violeiros da cidade – abertos ao público – estão marcados do dia 25 de setembro ao dia 3 de outubro, na escadaria em frente à Fundação Cultural Calmon Barreto, às 19:30 horas; e dias 10 e 17 de outubro, na plataforma da Árvore dos Enforcados, às 19:30 horas, em frente ao Centro de Referência da Cultura Negra. O primeiro ENSAIÃO de Araxá, dia 25 de setembro, contará com a presença do famoso violeiro Tarcísio Manuvei, organizador do grande evento.
SOBRE O EVENTO
Denominado de Ação de Encerramento do MIL VIOLAS 2017, o evento bienal será realizado dia 28 de outubro, das 16 às 22h, na Arena Multiuso Presidente Tancredo Neves – Ginásio Sabiazinho – na avenida Anselmo Alves dos Santos, 3415, bairro Santa Mônica, em Uberlândia.
As músicas executadas no Grande Dia, serão: Beijinho Doce; Boiadeiro Errante; Chora Viola; Hino de Reis; Meu Reino; Saudade de Minha Terra; Vide Viola.
INSCRIÇÕES
A Ação de Encerramento do MIL VIOLAS é voltada para qualquer pessoa que toque viola caipira. A idade mínima para participação é a partir de 10 anos desde que tenha autorização e acompanhamento do pai, mãe ou responsável legal. Podem se inscrever pessoas de qualquer local do Brasil.
O período de inscrição é de 14 de agosto a 15 de outubro de 2017, exclusivamente pelo site: www.milviolas.com.br. A inscrição é gratuita e os participantes ganharão um kit lanche e uma camiseta alusiva ao evento.
Serão disponibilizados 1.050 lugares para participação da Maior Orquestra de Viola Caipira do Mundo e as vagas serão preenchidas por ordem de inscrição. Os músicos, mesmo os inscritos e credenciados, não poderão participar da Ação de Encerramento do MIL VIOLAS utilizando outros instrumentos que não seja a Viola Caipira de 10 cordas.