Reunião apresentou ações da Polícia, dados de ocorrências e Mapa da Violência no Trânsito
A Câmara Municipal recebeu, nesta quarta-feira (07), Prestação de Contas da 2ª Delegacia Regional de Polícia Civil. A reunião foi dirigida pelo Presidente do Legislativo Araxaense, Vereador Fabiano Santos Cunha (PRB), e contou com a participação de representantes das Polícias Civil e Militar, Vereadores e comunidade em geral.
O Delegado de Polícia de Trânsito, Renato de Alcino Vieira, iniciou sua explanação lembrando a necessidade de dar publicidade às ações da Polícia, por envolverem recursos públicos dos contribuintes. Em seguida o Delegado traçou um perfil dos Crimes de Trânsito ocorridos em 2017, com dados de faixa etária, horários e dias da semana mais críticos, entre outros.
Ele salientou que os acidentes são causados por diversos motivos, mas o fator determinante sempre é o condutor – seja por imprudência, imperícia ou consumo de álcool. O número de ocorrências apresenta queda nos meses de Maio e Setembro, quando ações preventivas são realizadas na cidade. Os principais focos de acidente são verificados no início da Avenida Senador Montando e cruzamento das Avenidas João Paulo II e Amazonas.
De acordo com as informações apresentadas, o número de vítimas fatais saltou de 5 para 12 quando comparados os anos de 2016 e 2017. O Delegado alertou para necessidade de uma mudança de mentalidade por parte dos condutores, já que o aumento da frota Araxaense torna praticamente impossível que os deslocamentos sejam feitos com o mesmo tempo de anos atrás.
Renato Alcino também falou sobre os serviços realizados pelo Detran. O Posto de Serviços ao Cidadão, localizado num único espaço alugado e cedido pelo município, permitiu uma gestão mais eficiente dos serviços de Habilitação, Identidade e Documentos de Trânsito. O Delegado também sugeriu a união de forças para a construção de uma sede própria no futuro.
Por fim, ele falou sobre a campanha “Trânsito do Bem”, que tem a chancela da Polícia Civil e do Governo do estado – uma reformulação do projeto “Todos por um trânsito melhor em Araxá”, que irá desenvolver ações educativas na cidade. Os Vereadores presentes fizeram sugestões e questionamentos ao Delegado de Polícia de Trânsito e ao Major Fagundes, do 37º Batalhão da Polícia Militar de Araxá, que também compôs a Mesa no Plenário.
Ascom Câmara Municipal de Araxá