Grafite vem ganhando força nos últimos anos com manifestações de arte registradas em vários locais
A Câmara Municipal aprovou, na reunião ordinária desta semana, o Projeto de Lei de autoria do vereador Raphael Rios que reconhece o grafite como arte urbana em Araxá. O objetivo do projeto é valorizar o trabalho artístico, proporcionar áreas para intervenção e revitalizar espaços sem a necessidade de dinheiro público. A proposta foi aprovada por unanimidade e segue para sanção do prefeito Aracely de Paula.
O grafite vem ganhando força nos últimos anos com manifestações de arte registradas em instituições de ensino, empreendimentos comerciais e até com um painel especial no Parque do Cristo.
“Mediante liberação da Prefeitura, os artistas poderão ter suas manifestações artísticas em espaços públicos. Isso trará mais cores e levará essa cultura para diversos pontos do município”, destaca o vereador Raphael Rios.
Antes de protocolar o projeto para tramitação, o vereador Raphael Rios se reuniu com o artista Ton Lima, principal referência do grafite na cidade, com a produtora artística Lígia Lakal e com o chefe de divisão de Meio Ambiente do IPDSA, Givago Leite, para traçar as diretrizes da matéria, que também teve o apoio da vereadora Fernanda Castelha.
Se sancionada pelo prefeito, a primeira intervenção artística está prevista para o túnel da rua Pepururé, que divide os bairros Vila Rica e Vila Guimarães. “Estamos otimistas quanto à sanção do prefeito Aracely, para que tão logo possamos ver diversos pontos públicos revitalizados com o grafite, envolvendo estudantes, artistas e a comunidade de um modo geral”, destaca Raphael.