Vítima procurou agência na internet e recebeu ligação da falsa empresa, que pediu depósitos para realizar o empréstimo
A Polícia Militar de Sacramento, no Triângulo Mineiro, foi solicitada pela vítima, que relatou que precisava de um empréstimo financeiro no valor de R$ 50 mil e para isso, buscou uma agência financeira via internet. Ele fez as simulações e cadastro no site.
Logo após, recebeu uma ligação telefônica com DDD de São Paulo e o suposto atendente se identificou como funcionário da financeira que ele havia buscado. Esse funcionário passou informações sobre valores e pagamentos do empréstimo que a vítima precisava. A partir das exigências do suposto funcionário para que o empréstimo fosse creditado em sua conta, a vítima começou então a fazer depósitos.
Somente após depositar grande quantia e perceber que nenhum valor havia caído em sua conta, percebeu o golpe. A vítima ainda relatou que recebeu via e-mail o contrato do referido empréstimo. Após preencher com seus dados pessoais e número de seus documentos, enviou para o endereço que constava no contrato. A PM faz um alerta!
O golpista anuncia em jornais, revistas, panfletos, sites ou até mesmo telefona para as vítimas oferecendo empréstimos em condições vantajosas para pessoas, tanto físicas quanto jurídicas, com dificuldades econômicas ou restrições de crédito. É solicitado à vítima que faça um depósito em determinada conta corrente a título de comissão, taxa de crédito, IOF ou seguro como condição para a liberação do empréstimo. O dinheiro é sacado assim que entra na conta do golpista.
A PM alerta para que o cidadão desconfie sempre de situações muito favoráveis, como empréstimo com taxa de juros muito baixas, liberação de valores para pessoas negativadas ou dispensa de avalistas e garantias. Pesquise a existência do banco/financeira no site do Banco Central e verifique se o mesmo possui site, bem como o endereço informado. Nenhuma instituição financeira exigirá depósitos para que sejam liberados valores de empréstimos. Fique atento!