Além do começo de rebelião, uma tentativa de fuga foi registrada na unidade de recuperação
A Polícia Militar de Araxá, no Alto Paranaíba, compareceu ao Centro de Reeducação do Adolescente (Cerad) do município, localizado no bairro Santa Terezinha, Setor Sul da cidade. Segundo os funcionários, durante o banho de sol dos internos, foi realizada uma busca nas celas pelos agentes, sendo encontrado um aparelho celular e um maço de cigarros.
Com isso, quatro internos da cela se rebelaram. Os menores jogaram água e pedaços de reboco nos agentes, e ainda os ameaçaram de morte. Os internos não quiseram retornar para a cela de origem. Diante do fato os militares que estavam no local, após um contato com o Juiz de Direito da Comarca de Araxá, receberam autorização para a entrada dos militares no interior da sede da intuição para resolver o problema.
Os internos resolveram a desistir da rebelião e entrar pacificamente para a cela. Todos os materiais localizados no local foram apreendidos e na Delegacia de Polícia Civil, juntamente com o boletim de ocorrência, foram entregues ao delegado de plantão.
Mais tarde, por volta de 20h, os policiais compareceram novamente ao Cerad, onde segundo um agente, ele havia frustrado uma tentativa de fuga de alguns adolescentes. Após perceber uma movimentação anormal dos reclusos e visualizar a parede lateral de uma das celas, percebeu que os detentos haviam furado um buraco de aproximadamente 40 cm x 40 cm, que já estava praticamente pronto.
Foi feito remanejamento dos adolescentes que haviam tentado a fuga, sendo verificado que os autores utilizaram um pedaço de chapa, soldada em um pedaço de cano, para furar a parede. Diante dos fatos os policiais confeccionaram o boletim de ocorrência para as medidas cabíveis.