Eleição do Conselho Municipal da Saúde foi disputada por 27 entidades, número que representa o maior dos últimos 10 anos para o pleito.
O Conselho Municipal de Saúde elegeu entidades e movimentos populares para o biênio 2018/2020, no Clube Araxá. A eleição contou com a participação de 27 entidades representados por delegados, com direito a voto. Esse número foi considerado o maior dos últimos 10 anos.
A assembleia pública foi conduzida pela atual presidente do conselho Elvira Aparecida Oliveira Pereira, e acompanhada pela secretária municipal de Saúde, Diane Dutra. Desde o período das inscrições até a posse dos membros do conselho, programada para junho, foi instaurada uma Comissão Eleitoral que deu mais credibilidade ao processo.
Ao todo, 20 membros titulares e 20 suplentes, fazem parte do conselho, sendo as vagas dos representantes de entidades e dos movimentos populares de usuários do SUS, das entidades de trabalhadores de saúde, das entidades de prestadores de serviços de saúde, no âmbito do município de Araxá a serem eleitos.
Um dos participantes da assembleia, Antônio Carlos da Silva é representante do Trianon, equipe do futebol amador, e enfatiza a importância de aderir a iniciativa do Conselho Municipal de Saúde. “Entendemos que tem muita coisa a ser feita ainda para atingir os anseios da população e queremos contribuir com as ações do conselho”, afirma.
Diane Dutra reitera que o conselho é um órgão colegiado, deliberativo e permanente do Sistema Único de Saúde (SUS) e atua na formulação de estratégias e no controle da execução da política de saúde e avaliou positivamente todo o trâmite. “O conselho é um parceiro do município e precisa estar sempre muito bem representado. Obrigado a todos pela participação de todos que enriquecem o trabalho diferenciado do Conselho Municipal de Saúde”, destaca a secretária.
A lista completa de entidades e movimentos populares eleitos já está disponível no http://araxa.mg.gov.br/link-2171. Após a eleição, o próximo passo é a indicação dos representantes titulares e suplentes das entidades e movimentos eleitos até essa terça-feira, 5, para depois os escolhidos sejam empossados no próximo dia 11 de junho.