Em todo Estado de Minas Gerais, foram registrados ataques da mesma natureza em, pelo menos, 16 cidades diferentes
Por Caio Ranieri
A onda de ataques à veículos, registrada no domingo (03) em várias cidades de Minas Gerais, também teve casos em Araxá, no Alto Paranaíba. Um ônibus sofreu tentativa de incêndio e carros foram queimados em bairros dos Setores Norte e Leste da cidade. Foram aprendidos quatro menores e dois maiores, acusados de envolvimento nos ataques.
No Bairro Max Neumann, a PM recebeu informações de que indivíduos estavam reunidos para provocar incêndios em um ônibus. Um menor com 17 anos foi abordado. Ele estava com um pedaço de madeira de pinus, com um tufo de fiapos de vassoura piaçava amarrados na ponta, formando uma tocha. Ele foi apreendido.
No deslocamento, um homem de 28 anos em atitude suspeita foi abordado. Ele possuía um galão plástico de cinco litros de combustível. Ele foi conduzido à Delegacia de Polícia Civil para os esclarecimentos.
No Bairro Santo Antônio, a PM localizou dois adolescentes, ambos com 14 anos, acusados de envolvimento nos incêndios registrados na localidade. Após mais levantamentos, foi possível identificar os outros dois suspeitos, sendo outro menor com 16 anos e um indivíduo de 19, além de um galão ainda com resquícios de gasolina. Todos foram levados à Delegacia de Polícia Civil.
Entenda os casos
A Polícia Militar de Araxá recebeu uma série chamados via 190 relatando tentativas de incêndio a ônibus coletivo e veículos particulares estacionados em via pública. O primeiro ataque ocorreu contra um ônibus coletivo da Linha Pão de Açúcar/Vila Silvéria, na Rua Eurindo Barbosa de Lacerda, no Pão de Açúcar IV.
Ao parar no ponto, um rapaz, dos quatro que estavam sentados no banco, entrou rapidamente no veículo, ordenando que todos saíssem pois ele iria atear fogo no carro. De posse de uma touca e um galão com gasolina, ele incendiou a touca e a jogou juntamente com o combustível sobre o motor. Os passageiros, motorista e cobrador saíram do veículo a tempo e com ajuda de transeuntes, controlaram as chamas.
No bairro Santo Antônio, dois automóveis que estavam em via pública foram incendiados na Rua Jandira de Oliveira, sendo que um dos veículos ficou destruído, e no outro, as chamas foram controladas a tempo.
No Bairro Novo Horizonte, na madrugada dessa segunda-feira (04), a Polícia Militar juntamente com uma viatura do Corpo de Bombeiros foi acionada na Rua Maria da Mota, onde visualizaram o automóvel já consumido pelas chamas. Foram realizados os trabalhos de praxe e dada continuidade aos rastreamentos no intuito de localizar os autores.
Por fim, por volta de quatro da madrugada, a PM foi solicitada para averiguar um possível veículo em chamas na Rua Conquista, Bairro São Cristóvão. O carro estava em via pública estaria com os pneus em chamas. A viatura do Corpo de Bombeiros foi acionada e ao chegar no local, o fogo já estava controlado e o veículo teve apenas os pneus queimados.
Um outro carro incendiado no Bairro Alvorada não faz parte desses casos. Ele teve uma pane elétrica. Todas as ocorrências da noite envolvendo Incêndios a Veículos foram acompanhadas pela Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e pelo Perito de plantão da Delegacia de Araxá.
Patos de Minas
Um ataque frustrado foi registrado na cidade de Patos de Minas, no Alto Paranaíba. O carro fazia a linha do transporte público no Bairro Vila Garcia. Segundo informações, dois acusados jogaram combustíveis no veículo. O motorista fechou a porta e conseguiu sair antes que o fogo fosse ateado no ônibus.
Minas Gerais
Além de Araxá, no Alto Paranaíba, Uberaba e Uberlândia no Triângulo Mineiro, outras cidades sofreram ataques da mesma natureza: Belo Horizonte e Santa Luzia, na Grande BH; e no No Sul de MG, as cidades de Varginha, Alfenas, Guaxupé, Pouso Alegre, Itajubá, Passos, Poços de Caldas e Monte Santo de Minas.
Denuncie ações criminosas
A Polícia Militar conta com o apoio de toda a população na denúncia de crimes e repasse de informações que possam auxiliar na prevenção e combate a delitos. O Disque Denúncia 181 é um serviço destinado ao recebimento de informações dos cidadãos sobre crimes de que tenham conhecimento e qualquer tipo de informações que possam auxiliar o trabalho policial. As denúncias e situações emergenciais podem também ser repassadas gratuitamente pelo número 190.