As unidades de Estratégia Saúde da Família realizam em média 4 mil consultas e 9 mil visitas de agentes de saúde por mês
A Prefeitura de Araxá, através da Secretaria Municipal de Saúde, aposta na eficiência do programa Estratégia Saúde da Família (ESF). Atualmente Araxá conta com 18 unidades de ESF’s e quatro Unidades Básicas de Saúde.
A Secretária Municipal de Saúde, Diane Dutra, diz que as unidades de Estratégia de Saúde da Família realizam em média 4 mil consultas e 9 mil visitas de agentes de saúde por mês. Segundo ela, oito ESF’s já oferecem também atendimento de Saúde Bucal.
Cada uma das Estratégias Saúde da Família conta com uma equipe multiprofissional formada por médicos, enfermeiras, auxiliares/técnicos de enfermagem, agentes comunitários de saúde, recepcionistas e auxiliares de serviços gerais. A coordenadora da Atenção Primária, Daniela Neves, afirma que há também a equipe de apoio com nutricionista, pediatra e fisioterapeuta realizando ações de prevenção e promoção a saúde.
As Unidades Básicas de Saúde estão instaladas nos setores Norte, Sul, Leste e Oeste da cidade. Elas são referência de atendimento para as ESF’s, com atendimento nas áreas de enfermagem, odontologia, psicologia, fisioterapia, nutrição, fonoaudiologia e serviço social. São oferecidos também atendimentos de pediatria, psiquiatria, ginecologia, obstetrícia e clínica médica. Confira as quatro Unidades Básicas de Saúde e as 18 Estratégias Saúde da Família de Araxá:
- Setor Norte – Uninorte
ESF Ana Pinto, ESF Tiradentes, ESF Pão de Açúcar e ESF Urciano Lemos
Uninoroeste (ESF Orozino Teixeira e ESF Ana Antônia)
- Setor Sul – Unisul
ESF João Ribeiro e ESF Santa Luzia
Unisse (ESF Vila Silvéria e ESF Santa Terezinha)
- Setor Oeste – Unisa
ESF Leblon e ESF Abolição
Unioeste (ESF Alvorada e ESF Boa Vista)
- Setor Leste – Unileste
ESF Vila Estância e ESF São Pedro
Unicentro (ESF Santo Antônio e ESF Centro)