Minas no Foco

Alunos de escolas públicas dominam Prêmio de Redação do Fliaraxá

Governador Romeu Zema também visitou o festival no final de semana

Emocionado e quase sem palavras, Valter Hugo Mãe encerrou o Prêmio Maria Amália Dumont com discurso sobre a importância das escolas nas vidas das pessoas e sobre como é importante estimular a literatura, a leitura e a imaginação. No palco, Tauane Pereira Silva não segurou as lágrimas. Ela foi a vencedora da categoria de 15 a 18 anos e responsável por emocionar todos os presentes.

Tauane tem 17 anos e é estudante do terceiro ano do ensino médio na Escola Estadual Vasco Santos. Na redação “Sem fronteiras”, escreveu que os livros são um mundo com mundos dentro. A medida em que a professora homenageada Maria Amália Dumont lia o texto, o clima de afeto e emoção crescia no Cine Teatro Tiradentes.

Já na categoria de 12 a 14 anos, o vencedor foi Paulo Fernando Borges Fagundes, de 14 anos. Ele é estudante do 9º ano da Escola Estadual Antônio Corrêa de Oliveira. Escreveu a redação “Nosso mar de surpresas”. No texto, Paulo citou Dom Quixote de La Mancha e comparou a imaginação a águas de um rio.

“A imaginação flui como as águas de um rio e a leitura é o leme que leva sua mente, como um barco, a deslumbrar dessas águas. Estes pilares constroem a mente e a encantam, tangendo-a ao suspense, ao romance, à aventura e todos os demais gêneros erguidos com eles”, diz um trecho.

Ariana Emanuelly Martins dos Santos da Silva foi a pequena grande vencedora da categoria 9 a 11 anos. A redação “Ler, viver e imaginar” encantou a todos com a sinceridade da menina, que se compara a Alice e que sonha em conhecer o País das Maravilhas. “Por tudo isso, a leitura é muito importante na minha vida! Ela me leva a sonhar e acreditar no impossível. Acreditar num mundo melhor, cheio de magia e fantasia, diferente da realidade em que vivemos e é nesse mundo que quero estar”, finaliza na sua redação.

Prêmios

Os primeiros lugares receberam o troféu e o prêmio no valor de R$ 1 mil, o segundo R$ 700 e o terceiro ao quinto ganharam certificado de participação.

O concurso

O Prêmio de Redação Fliaraxá Maria Amália Dumont é promovido anualmente pelo Fliaraxá. É feito entre as escolas de ensino médio fundamental do município. O objetivo é estimular a escrita, revelar talentos e incentivar a formação de novos leitores.

Neste ano, os textos elaborados pelos alunos partiram do tema “Literatura, leitura e imaginação”, o mesmo do 8º Festival Literário de Araxá. E a adesão foi grande. 36 escolas participarem, envolvendo mais de 14 mil alunos. Leia as redações vencedoras:

1° Lugar – Categoria 9 a 11 anos

1° Lugar – Categoria 12 a 14 anos

1° Lugar – Categoria 15 a 18 anos

Zema se encanta com o Fliaraxá

O governador Romeu Zema visitou o Fliaraxá na tarde do sábado (22) e saiu do evento encantado com o que presenciou. Ele passou cerca de duas horas percorrendo o festival e era visível o quanto se surpreendeu. “Acompanho desde o início e para mim, que sou araxaense, seria difícil imaginar que este festival pudesse crescer o tanto que cresceu. Principalmente, pelo que tenho escutado, em termos de prestígio e de impacto. Vou fazer de tudo, durante o meu governo, para que possa crescer ainda mais”, completou.

Durante a visita, Romeu Zema conheceu a família da estudante Ariana Emanuelly Martins dos Santos da Silva, uma das vencedoras do concurso de Redação Maria Amália Dumont. Em seguida, visitou o Caminhão Museu da UFMG, acompanhado da professora e curadora do Fliaraxá, Heloisa Starling, e também o Espaço CBMM.

O governador também fez questão de conhecer as duas livrarias. Passou pela Nobel, que é de Araxá e também pela Blooks. Romeu Zema conheceu os escritores Marina Colasanti e Ignácio de Loyola Brandão. “Sou um leitor voraz, já escrevi um pouco e sei o quanto é difícil”, comentou com a autora. “Mantenha esse festival de pé”, disse Loyola. Em resposta, Zema foi enfático. “Vamos melhorá-lo a cada ano”, afirmou.

Turismo e Cultura

O governador destacou a potência da cultura na cadeia da economia criativa. “Minas tem o potencial gigantesco e infelizmente ainda exploramos pouco este potencial”, disse. Romeu Zema disse que pretende divulgar melhor os atrativos de Minas e explorar de forma consistente e sustentável para atrair mais turistas.

Compartilhe esta notícia:

Related Posts