Além de Araxá, Varginha e Passos, no Sul de Minas, figuram entre as 20 cidades com a menor taxa de homicídios, segundo dados do Atlas da Violência
Por Caio Ranieri
Araxá, cidade polo do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, está novamente entre as 20 cidades do Brasil com a menor taxa de homicídios de por 100 mil habitantes.
Com ela, Passos e Varginha, no Sul de Minas Gerais, compõe o ranking com taxas abaixo de 10 e representam bem o Estado no Atlas da Violência, do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).
O estudo foi feito para medir o nível de violência nas cidades médias e grandes do país. Ao todo, foram 310 municípios analisados. O instituto se debruçou sobre a taxa de homicídio por 100 mil habitantes nos municípios brasileiros no ano de 2017.
A cidade mais pacifica do Brasil é Jaú, no interior de São Paulo, com uma taxa de 2,7 homicídios para cada 100 mil habitantes.
Passos está em sétimo lugar, com taxa de 7,2. Araxá, com taxa de 7,9 está em 12ª colocação e Varginha aparece em 18º lugar com registro de 8,3 homicídios para cada cem mil habitantes.