Vereador Fabiano Santos Cunha esteve no Hemocentro de Uberaba acompanhando os trâmites do processo
A necessidade para os doadores de sangue de Araxá, em enfrentar a BR-262 para a coleta de sangue diretamente no Hemocentro de Uberaba, está cada vez mais perto de acabar. A instalação na cidade do Posto Avançado de Coleta Externa (PACE) segue os trâmites legais e em breve pode ser autorizada pela Fundação Hemominas. No uso da Tribuna durante a Reunião Ordinária dessa terça-feira (27) no Plenário Guilherme Gotelip Neto, o Vereador Fabiano Santos Cunha (Republicanos) comentou o assunto.
Ele esteve no Hemocentro de Uberaba acompanhando o processo para a instalação do PACE em Araxá. Segundo as informações repassadas, a Fundação Hemominas, com sede em Belo Horizonte, está realizando a analise arquitetônica do espaço destinado ao Posto Avançado em Araxá. É da capital mineira que sai a autorização para a instalação do PACE. Fabiano também visitou as dependências do Centro de Quimioterapia São Francisco de Assis, na Santa Casa, para verificar a área onde funcionará o posto de coleta.
“Nos estartamos essa ação e temos trabalhado constantemente no assunto. Essa ação tem a parceria da Santa Casa de Misericórdia, que entra com a estrutura do Centro de Quimioterapia, que tem o espaço necessário e consegue atender aos setores que o PACE exige para o funcionamento, a Secretaria de Saúde que é responsável pela contratação do médico hematologista, enfermeiros e limpeza, o Hemominas de Uberaba que oferece o material e treinamentos, e o Uniaraxá, que é parceiro na cessão de estagiários para auxiliar os atendimentos e coletas”, disse o parlamentar.
O PACE tem uma estrutura semelhante a uma Unidade de Coleta da Hemominas e funciona em datas e horários pré-definidos. Essa nova modalidade de realização de coleta acontece por meio de uma parceria entre a Fundação Hemominas e a Prefeitura e Secretaria de Saúde dos municípios com mais de 50 mil habitantes. Hoje, apenas as cidades de Araguari, Bom Despacho, Lavras, Leopoldina e Muriaé tem um Posto de Coleta nesses moldes em todo estado.
“É uma ação integrada que, de 15 em 15 dias, visa a coleta de sangue que vai suprir a nossa necessidade e inclusive da região. É uma colaboração que Araxá pode dar, não só dentro do município, mas em toda a região, tendo em vista que há uma grande demanda por bolsas de sangue”, destacou o Vereador.
Farmácia Solidária
Em 2016, o então Vice-presidente da Câmara Municipal de Araxá, Fabiano Santos Cunha (Republicanos) levantou uma questão importante: a destinação daquela sobra de medicamentos que todos nós temos em casa e que não sabemos o que fazer com eles. Foi apresentado na ocasião o Projeto de Lei Farmácia Solidária.
“Na época, o projeto foi bem recebido pelo Poder Executivo, mas, por se tratar de ano eleitoral, ele não pode ser realizado. Ficou então o compromisso de que ele seria implantado posteriormente. É um projeto que existe em muitas cidades do Brasil com grande sucesso”, explicou Fabiano.
A Secretária de Saúde, Diane Dutra, informou ao Vereador que o Projeto Farmácia Solidária deve ser lançado ainda no mês de setembro no Município. A boa notícia foi dada pelo Vereador durante seu tempo de tribuna na Reunião Ordinária dessa terça-feira (27).
“Ficamos muito felizes em saber que a cidade terá esse projeto implantado muito em breve. O Programa terá como pontos de coleta todas as unidades de saúde e profissionais adequados para fazer a triagem. Estarei trabalhando para o envolvimento de parceiros, visando a maior captação possível de medicamentos. É um projeto que vai ganhar corpo com o tempo e ajudar muitas pessoas, tendo em vista, que se perdem muitos medicamentos por falta de uma ação bem elaborada”, comentou Fabiano, ressaltando que nesse mandato, o Vereador Luiz Carlos Bittencourt foi outro entusiasta dessa proposta na Tribuna da Câmara.
Resumo da Tribuna
Dando continuidade as ações em prol do meio ambiente, acampadas pelo Gabinete do Vereador Fabiano Santos Cunha (Republicanos), foi apresentada na tarde dessa terça-feira (27), na Tribuna do Plenário Guilherme Gotelip Neto, uma indicação em atendimento a uma solicitação dos moradores do entorno da Área de Preservação do Bairro Santa Rita. Eles pedem a colocação de placas de conscientização e preservação na área.
A Indicação foi enviada ao Secretário de Serviços Urbanos, Marco Antônio Rios, e ao Secretário de Segurança Urbana e Cidadania, Doutor Élvio Bertoni. “Apoiamos, com o a intermediação e envio de uma caçamba da Prefeitura, o grupo de voluntários que fez um recolhimento de lixo e limpeza de grande parte da área da matinha. Esse grupo era composto por estudantes, membros do e-club Rotary Araxá e moradores do bairro. E foi feita a nós essa solicitação de placas no local para maior conscientização. Temos trabalhado de perto nesse tema e estamos sempre prontos para apoiar ações concretas em prol das áreas verdes e o meio ambiente em nossa cidade”, ressaltou Fabiano.
Em seu tempo de tribuna, o parlamentar ainda apresentou duas Moções de Congratulações: uma pelo aniversário de 44 anos de fundação do Restaurante O Pizzaiolo, um dos mais tradicionais de Araxá. E outra, ao ex-combatente da Força Expedicionária Brasileira (FEB), Praça Francisco Matias Oliveira, pelos seus valorosos serviços à serviço da Pátria, durante a 2ª Guerra Mundial. Essa missão completou 65 anos em 2019.
Ascom Vereador Fabiano Santos Cunha