Mulher havia recebido ligação falsa, informando que a sua filha estaria em poder de sequestradores
Por Caio Ranieri
A Polícia Militar de Araxá registrou mais uma ocorrência relacionada ao antigo golpe telefônico do falso sequestro. Por sorte, os prejuízos não foram maiores, já que uma atendente de agência lotérica percebeu o nervosismo da vítima e impediu que ela depositasse os valores pedidos pelos estelionatários. A PM foi acionada por um jovem de 20 anos, contando que sua mãe, de 51 anos, havia saído de casa para depositar o dinheiro aos falsos sequestradores.
A Polícia foi até a lotérica. A funcionária relatou que a vítima esteve no local muito nervosa, querendo realizar um depósito. Ao ser questionada por ela sobre o nervosismo, a vítima dizia estar em contato telefônico com uma filha. Como a funcionária suspeitou de algo errado, não deixou a vítima realizar o depósito.
A vítima contou aos militares que recebeu uma ligação telefônica no aparelho fixo. Um homem narrava que sua filha havia sido sequestrada e pedia um resgate via depósito bancário. A vítima então informou ao suposto autor que não dispunha do valor solicitado. O estelionatário insistiu e perguntou de quanto ela dispunha. Para convencer a vítima, o autor passou o telefone para uma mulher, que simulou ser sua filha.
Aos prantos, a comparsa dizia que foi sequestrada e que eles iriam matá-la, caso não pagasse o resgate. A vítima então entrou em desespero e saiu para tentar realizar o depósito, porém não obteve êxito já que contas informadas pelo autor eram inválidas. O estelionatário então solicitou uma recarga de celular, que foi realizada. Após diversas ameaças e tentativas de extorquir a vítima, o autor desistiu e a mulher de 51 anos foi para casa, onde encontrou a filha e só aí, percebeu o golpe. A PM reforça as dicas para não cair nesse estelionato. Proteja-se contra o falso sequestro!
- Ao receber uma ligação telefônica suspeita, não prolongue a conversa e nem repasse dados pessoais seus ou de familiares. Desligue imediatamente e acione a PM via 190.
- Entre em contato com quem eles alegam ter sido sequestrados, se possível, através de outro telefone.
- O falso sequestrador ligará outras vezes, porém não atenda.
- Procure ter em casa, se possível, um identificador de chamadas.
- Não receba ligações a cobrar, principalmente quando o interlocutor for desconhecido;
- Mantenha a calma. Não tome atitudes precipitadas e não atenda a nenhum pedido do suposto sequestrador, pois para pressionar psicologicamente as vítimas, os criminosos imitam vozes e simulam choros.
- Oriente seus familiares, funcionários e idosos, pois são as vítimas preferidas dos golpistas.