Dia de coleta marca comemoração do Dia do Doador Voluntário de Sangue
A Associação de Doadores de Sangue de Araxá (Sangue Bom), o Hospital Dom Bosco, a Santa Casa de Misericórdia, a UNIMED, a Secretaria de Saúde de Araxá e o Centro Universitário do Planalto de Araxá (Uniaraxá), em parceria com o Hemocentro de Uberaba-MG, convidam para mais uma campanha de doação de sangue, pelo 11º ano consecutivo, em Araxá.
A Campanha acontece dia 06 de dezembro, nas dependências do Uniaraxá, mais especificamente na ala da Fisioterapia. Os procedimentos começam às 8h. Serão distribuídas 100 fichas, mas este número poderá se estender até 120 senhas para a coleta. O Dia do Doador Voluntário de Sangue é comemorado, anualmente, em 25 de novembro.
No Brasil, além de homenagear as pessoas que reservam um instante do seu dia para doar sangue, a data conscientiza sobre a importância de doar sangue voluntariamente. Ao doar sangue, o estoque do Hemocentro de Uberaba, que abastece Araxá e toda região, será ampliado. Outro fator importante é que neste período de festas de fim de ano e férias, há grande dificuldade em se encontrar doadores.
Requisitos básicos
- Ter e estar com boa saúde;
- Dormir bem na noite anterior à doação;
- Ter idade entre 18 e 64 anos;
- Pesar acima de 50 Kg;
- Não ter tido hepatite após os 10 anos de idade;
- Não estar gripado, resfriado, com febre ou diarreia;
- Não ter ingerido bebida alcoólica nas 12 horas anteriores;
- Não ser usuário de drogas;
- Não apresentar ferimento ainda não cicatrizado;
- Não ter comportamento de risco para doenças sexualmente transmissíveis;
- Não estar grávida ou em período de amamentação. (Após o parto normal, é necessário aguardar três meses e, após cesárea, seis meses para a doação de sangue).
- Não ter sido submetido a exame de endoscopia ou broncoscopia nos últimos 06 meses;
- Não ter feito tatuagem, sobrancelha (definitiva, micropigmentação), nos últimos 12 meses.
- Não ter sido vacinado contra gripe há menos de 30 dias.
Atenção: não doe sangue em jejum. Alimente-se antes da doação. Outras condições, que também poderão impedir a doação, serão avaliadas na triagem. Haverá uma entrevista com um médico, que faz perguntas de caráter pessoal e íntimo. As informações prestadas serão mantidas em sigilo.
A entrevista inicial é importante, pois existem condições, como sorologia positiva para HIV, que podem ser transmitidas pelo sangue e que, às vezes, não podem ser identificadas dentro de período chamado janela imunológica, que pode ocorrer após os primeiros meses da infecção com o vírus.
É necessário apresentar, no ato da doação, um documento original com foto, como Carteira de Identidade, de Trabalho, Profissional, Conselho de Classe ou Certificado de Reservista.