O trabalho realizado nas guaritas tem a finalidade de evitar que esses locais se tornem criadouros do mosquito da dengue
Os agentes de combate a endemias do Programa Municipal de Combate à Dengue (PMCD) em Patos de Minas, no Alto Paranaíba, começaram 2020 atuando em frentes de eliminação de criadouros do Aedes Aegypti. Iniciaram os trabalhos de desobstrução de canos nas guaritas de pontos de ônibus da cidade.
Essa ação, que é realizada frequentemente, tem o objetivo de impedir que tais locais se transformem em criadouros do mosquito, uma vez que, quando os canos estão obstruídos, muitas guaritas acumulam água da chuva. Além do trabalho de desobstrução dos canos, os agentes do PMCD realizam a limpeza coletando lixo e demais materiais inservíveis descartados nessas coberturas.
“O trabalho dos agentes é de suma importância na eliminação de possíveis criadouros do mosquito da dengue, entretanto a união de forças manifestada por meio da colaboração da comunidade é imprescindível para que o combate ao vetor dessa doença seja verdadeiramente eficaz. Nesse sentido, uma das ações que podem auxiliar na tarefa de eliminar o mosquito é realizar o descarte adequado do lixo”, finaliza nota da Prefeitura de Patos de Minas.