A construção da rede de água pluvial tem 2.300 metros de extensão; inicia-se no córrego Água Limpa até a rua Uberaba
As obras de drenagem das águas pluviais da rua Major Gote, próximo ao Unipam até os córregos Água Limpa e da Cadeia, no bairro Lagoinha, em Patos de Minas, no Alto Paranaíba, estão em ritmo acelerado e em pleno andamento.
O projeto prevê a construção da rede pluvial a partir do córrego Água Limpa, no final da rua Elisa Pereira Fonseca, no bairro Rosário até a rua Uberaba, no bairro Aurélio Caixeta. O canal já começou a ser aberto pelas máquinas da Araguaia Engenharia, empresa responsável pelo serviço. A tubulação de cimento armado tem de 2m de largura por 1,5m de altura. No total, a rede pluvial terá 2.800 m de extensão.
Parte do material já começou a chegar à Patos de Minas e está depositada em um terreno na rua Guanabara, no bairro Nossa Senhora das Graças. A tubulação é composta de vários diâmetros compreendidos por peças de 2,0 m, 1,5 m, 1 m, 0,80 cm e 0,60 cm.
O local em que estão armazenadas as manilhas evita transtornos ao trânsito, a exemplo do que vem ocorrendo na avenida Fátima Porto, prejudicando a visibilidade dos motoristas e acumulando mato.
Para se ter ideia do tamanho dos tubos, é necessário um caminhão truque para transportar apenas três unidades de Belo Horizonte a Patos de Minas.
As obras de drenagem deverão sanar, de uma vez por todas, o problema causado pelas águas pluviais naquela região da cidade. Quando chove, são inúmeros os transtornos aos moradores devido à forte enxurrada, danificação na pavimentação asfáltica, lama, entre outros.
Segundo a Secretaria Municipal de Infraestrutura, haverá reflexo direto e positivo na avenida Paracatu, nas vias paralelas e na avenida Padre Almir Neves de Medeiros, uma vez que a rede absorverá um grande volume de água que escorre por ali em dias de chuva. “Esta obra beneficiará em muito os moradores desses bairros e a população de Patos de Minas de uma forma geral”, disse o secretário municipal, Nelson Nogueira.
C/ Ascom