Minas no Foco

Ações para enfrentar Covid-19 não excluem cuidados para combate à dengue

Agentes de endemias concentram esforços em mutirões de limpeza e medidas de conscientização

O atual momento vivido no Brasil demanda que se intensifiquem os cuidados para conter a propagação indiscriminada do coronavírus. Por isso medidas preventivas já têm sido tomadas pelo Governo federal e pelo Executivo de estados e municípios na tentativa de evitar a disseminação da doença Covid-19. Apesar de estarmos diante de um quadro delicado, é preciso continuar alertas a questões que também geram preocupação, como é o caso da dengue.

O período de chuvas ainda não cessou, portanto as condições mantêm-se favoráveis para o desenvolvimento do Aedes aegypti e para a proliferação da doença. Atento à necessidade de trabalhar de forma ininterrupta no enfrentamento ao mosquito, o Programa Municipal de Combate à Dengue (PMCD) continua empenhado, promovendo mutirões e trabalhos de conscientização.

Nos últimos dias, cinco bairros receberam os agentes de combate às endemias para ações de recolhimento de materiais inservíveis. Foram visitados, entre os dias 9 e 13 de março, terrenos baldios e algumas residências dos bairros Residencial Monjolo, Nossa Senhora da Aparecida, Cristo Redentor, Santa Terezinha e Vila Rosa. Segundo a coordenadora do PMCD, Daniele Cristine Nunes, os objetos descartados de forma inadequada nesses locais tornam-se, com a vinda das chuvas, potenciais criadouros do mosquito. Sendo assim é imprescindível que eles sejam eliminados, e a melhor maneira de fazer isso é destinando corretamente o lixo produzido.

A atuação dos agentes do PMCD também é voltada para a divulgação de informações e conscientização da população sobre a importância de se combater o Aedes aegypti. No dia 17 (terça-feira), foi realizado trabalho educativo na Escola Estadual Eustáquio José da Silva, no distrito de Alagoas. Os alunos participaram de palestra sobre o assunto e, logo após, de mutirão em residências locais para recolher materiais descartados de maneira imprópria.

Compartilhe esta notícia:

Related Posts