Unidade funcionará no Centro Integrado de Assistência à Saúde (Cias), na Avenida Marabá
O primeiro Hospital de Campanha para enfrentamento ao Novo Coronavírus em Patos de Minas está sendo organizado no Centro Integrado de Assistência à Saúde (Cias), localizado no Centro de Especialidades do Unipam, na Avenida Marabá. Serão 40 leitos, e as primeiras camas hospitalares começaram a ser montadas no local no fim de semana. O objetivo é adiantar a preparação dos leitos clínicos e, assim que os respiradores forem disponibilizados, finalizar os leitos de UTI. A tubulação para passagem de oxigênio já está instalada.
De acordo com o prefeito José Eustáquio Rodrigues, profissionais de saúde do próprio município atuarão no Hospital de Campanha. O trabalho na unidade terá reforço de professores e alunos do Unipam e de voluntários (profissionais e estudantes da área da saúde) cadastrados pela Defesa Civil Municipal. Até o momento, há mais de 250 inscritos para atuar voluntariamente.
Durante a situação de emergência decorrente da pandemia do Novo Coronavírus, o Centro Integrado de Assistência à Saúde foi transferido para a UBS Nova Floresta. O novo endereço do Cias é Praça Vereador Leão Teotônio, 130, e o telefone para contato é 3822-9627.
Segundo hospital
O poder público está providenciando um termo de referência para contratar um segundo Hospital de Campanha. “Ele já vem montado, com estrutura e recursos humanos próprios. Serão mais 32 leitos, 20 clínicos e 12 de UTI”, explica o prefeito, acrescentando:
“Estamos estudando onde instalá-lo, provavelmente num terreno da prefeitura. Precisamos de uma área de mais ou menos mil metros quadrados. Estamos finalizando a parte burocrática e, se der certo conforme planejamos, aumentaremos o número de leitos para 120, somando redes pública e privada e hospitais de campanha”.
Recursos – As ações para minimizar os impactos da pandemia do Coronavírus e para dar mais segurança à população neste momento estão sendo custeadas, em partes, com recursos enviados pelo Governo federal. Até o momento, a União destinou cerca de R$ 4 milhões ao município. Há também R$ 1,5 milhão devolvido pela Câmara Municipal.