Minas no Foco

PMA envia nota sobre teste negativo de idosa, que teria morrido de Covid-19, e afirma que “um exame não invalida o outro”

Segundo informações, o segundo exame foi realizado no 10º dia de sintomas, como contraprova, para verificar o nível da carga viral da paciente

Viralizou nas redes sociais nesse final de semana em Araxá um vídeo dos familiares da idosa de 89 anos, que até então era a primeira vítima fatal do Novo Coronavírus em Araxá, com um resultado negativo para a Covi-19.

O caso gerou burburinho quanto a veracidade dos exames e das informações prestadas sobre os casos na cidade. O Comitê de Enfrentamento do Município e a Prefeitura enviaram então um comunicado. Confira já íntegra!

Nota informativa

A Prefeitura de Araxá, através da Secretaria Municipal de Saúde, esclarece que a paciente de 89 anos que faleceu em Araxá por Coronavírus, esteve internada na UTI da Santa Casa de Misericórdia de Araxá. No terceiro dia de sintomas do vírus Covid-19, foi testada através do exame PCR e seu resultado foi positivo. Toda a assistência oferecida está de acordo com os protocolos do Ministério da Saúde.

Como protocolo interno da UTI do Hospital Santa Casa, foi realizado no 10° dia um segundo exame que é chamado contraprova, porém teve como objetivo verificar o nível da carga viral para analisar a possibilidade de liberar a paciente do isolamento dentro do hospital. Um exame não invalida o outro.

A paciente veio a falecer antes do resultado de seu segundo exame portanto, o protocolo do Ministério da Saúde é seguir os processos de sepultamento com resultado positivo por questões de segurança. Segue anexo o parecer do laboratório onde foram realizados os dois exames da paciente.

LABORATÓRIO DOM BOSCO – INFORMATIVO

Hoje autorizado pela Anvisa temos quatro exames laboratoriais para diagnóstico do Covid-19, são eles:

RT-PCR

-Primeiro a ser desenvolvido RT-PCR, este exame tem como objetivo pesquisar o material genético do Vírus nas amostras dos pacientes, seja por Swab’s naso/faringe, secreção traqueal e/ou escarro.

A técnica RT-PCR possui algumas limitações de análise de detecção, ela só pode ser emprega do 1° ao 8° dias do início dos sintomas do paciente, por isso esse exame é utilizado em pacientes sintomáticos, isso ocorre segundo estudo pela curva de desenvolvimento do vírus no hospedeiro, o exame RT-PCR pode dar falso negativo quando a coleta é realizada em pacientes que ainda possuem baixa carga viral nas amostra. As amostras podem apresentar baixa carga viral nas seguintes situações:

1° – Amostras coletas no início dos sintomas quando o vírus ainda não tenha se desenvolvido por completo no hospedeiro.

2°- Pacientes que já estão com vírus a mais de 7 dias no seu organismo, o vírus começa a ter uma queda de replicação no hospedeiro, quando isso ocorre o correto que após o 8° dia de sintomas em pacientes com primeira amostra positiva, seja realizado a sorologia IgG e IgM.

3° Erro de coleta com Swabs, quando o Profissional da saúde não realiza corretamente a técnica de coleta, os Swabs podem não conter material genético suficiente para identificação, causando um resultado negativo. Por isso deve sempre levar em consideração os sintomas do paciente, sendo que a critério medico o exame deverá ser repetido.

Observação: Lembrando por se tratar de um vírus pouco conhecido, isso não é uma regra exata, cada organismo se comporta de uma maneira diferente em contato com vírus, existem pessoas que podem permanecer mais tempo com o vírus e outras não, podendo ocorrer casos em que a Primeira amostra do RT-PCR seja positivo, e uma segunda coleta apresente-se negativa, isso ocorre devido a concentração de material genético do vírus na amostra e pacientes com carga viral baixa, podendo levar a resultados falso negativos, quando isso corre não deve descartar o primeiro resultado positivo, até mesmo porque foi detectado material genético do vírus na amostra do paciente, o correto e que seja feita sorologia IgM e IgG método de Elisa ou Imunofluorescência.

Teste Rápido Anticoronavírus Sars-Cov-2

-Teste rápido para Anticoronavírus Sars-Cov-2 se trata de um exame mais recente que ainda não existia em nosso pais, foi liberado a poucos meses pela Anvisa, esse exame tem como função detectar anticorpos produzido pelo organismo que tiveram contato com pessoas com resultados positivos ou que começaram apresentar sintomas, a janela de detecção dos anticorpos corre do 8° ao 14° dias de sintomas do paciente.

Teste rápido Anticorpos Sar-cov-2 IgM e IGG

-Teste rápido Anticorpos Sar-cov-2 IgM e IGG hoje é o exame mais recente desenvolvido e liberado pela Anvisa em nosso pais, esse exame tem como função detectar anticorpos na amostra de Sangue total, Soro e Plasma dos paciente, sua janela de detecção é 8° ao 14° dias de sintomas ou realizando em pacientes que estão sob suspeita ou que entraram em contato com pessoas confirmadas com o vírus.

Teste Sorológico por técnica de Elisa ou imunofluorescência IgM e IGG

-Teste Sorológico por técnica de Elisa ou imunofluorescência IgM e IGG, hoje muito restrito a poucos laboratórios devido ao alto custo dos equipamento para análise, se trata de um exame muito sensível na detecção dos anticorpos Sars-Cov-2

Atenciosamente.

Luan Linik Pedroso Zamboni

Biomédico- CRBM 8146

Responsável técnico

Araxá, 08 Maio de 2020

Compartilhe esta notícia:

Related Posts