Foram mais de 28 mil hectares atingidos pelas chamas nos últimos três dias
Por Caio Ranieri
O Corpo de Bombeiros de Minas Gerais, apoiado por brigadistas, encerrou na tarde de quinta-feira (20) os trabalhos de combate a um grande incêndio no Parque Nacional da Serra da Canastra. Estimasse que a área queimada é de aproximadamente 23.850 hectares.
Após um sobrevoo, no terceiro dia de atividades na área, foi identificado que todos os focos de incêndio estavam extintos e pode-se realizar os trabalhos de desmobilização das 15 equipes empenhadas para a ação.
Segundo o Tenente Ricardo, do Corpo de Bombeiros de Araxá, a concentração dos esforços ocorreu na frente denominada “Zé Carlinhos”, para combate e monitoramento de uma linha de fogo. “Foi identificada somente essa frente de incêndio remanescente e, sendo assim, apenas uma equipe foi mobilizada, por via aérea. Posteriormente, foram realizados novos sobrevoos com o Comando da operação, para avaliação do cenário, bem como rondas por via terrestres”, explicou em nota.
Desde o dia 19 de agosto operações eram realizadas na Serra da Canastra. Foram combatidos focos também na região conhecida como Jacó e Vale dos Cândidos. Também foram empenhadas guarnições na região conhecida como Gurita. Ainda tiveram focos de incêndio no Alto da Maria Concebida. Equipes do Corpo de Bombeiros, ICMBIO e demais órgãos de apoio fizeram ações de monitoramento. Houve ainda lançamento de água por helicóptero.