Várias reuniões estão sendo realizadas para a busca de soluções para a recuperação de área ambiental bem no centro da cidade
Há anos que moradores da área central da cidade de Patos de Minas, no Alto Paranaíba, reclamam, até com abaixo-assinado sobre o local que recebe esgoto e lixo. A área, com cerca de 4 mil m², situada no centro da cidade, foi tema de reunião entre Prefeitura Municipal, Copasa e representante do Legislativo patense, nas últimas semanas.
O encontro teve o objetivo de buscar ações para a proteção de nascentes e área de preservação. O local fica situado entre as ruas Professor João Leite, Virgílio Borges e Farnese Maciel, atrás do Banco do Brasil, 1.023, bem no centro de Patos de Minas.
Uma comissão formada por representante públicos do Município, Codema, Copasa, assessores parlamentares e alguns moradores vizinhos, fizeram uma expedição na área citada. Foram detectados alguns problemas no local como a falta de rede de esgoto na parte de cima que dá para a rua Professor João Leite. Algumas residências jogam esgoto que atinge nascentes.
Segundo observação de membros da equipe que foi ao local, existem muitas nascentes que precisam ser preservadas e toda a área recuperada e protegida. Existe inclusive a sugestão de fazer do local um Parque Central da cidade, com reservas ambientais para a visita da população e conservação da área.
A Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Planejamento e Diretoria de Meio Ambiente, fará levantamento da área, identificando os moradores vizinhos proprietários de residências próximas. Uma limpeza no local também deve acontecer para melhor identificação das nascentes e espécies de vegetações, além do combate à dengue e ao caramujo africano. A Copasa deverá fazer um estudo técnico para a canalização de esgoto e rede pluvial da área, em parceria com o Município.
Participaram da vistoria o vice-prefeito Sandro Ângelo; Secretário de Planejamento, João Paulo Alves; o Diretor de Meio Ambiente, Civuca Costa; o engenheiro da Copasa, Júlio Caetano; o presidente do Codema, Ivanildo Zica; os assessores parlamentares Geovane Xavier e Pedro Cunha, e os moradores que possuem imóveis próximos ao local Roger e Salomão.
C/ Ascom